Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Conab: safra 2008/09 é a segunda maior da história

postado em 09/09/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A produção nacional de grãos da temporada 2008/09, encerrada neste mês, é a segunda maior da história do país. De acordo com o décimo segundo levantamento da safra, divulgado nesta terça-feira (8) pela Conab - Companhia Nacional de Abastecimento-, a colheita total fechou em 134,3 milhões de toneladas, atrás apenas das 144,14 milhões t do período anterior (- 6,8%).

Algumas culturas tradicionais, como milho e soja, sofreram com a estiagem ocorrida no Centro-Sul, prejudicando a produtividade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A produção da leguminosa alcançou 57,1 milhões t, sendo cerca de 90% nos estados do Centro-Sul e o restante nas regiões Norte/Nordeste. Já o milho total (1ª e 2ª safras) atingiu 50,1 milhões t, com destaque para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Bahia e Tocantins.

Por outro lado, a área plantada deste ciclo totalizou 47,7 milhões de hectares, aumento de 0,6% sobre a da safra passada, de 47,4 milhões ha. A extensão ocorreu, principalmente, nas lavouras de soja (21,7 milhões ha) e milho 1ª e 2ª safras (14,1 milhões ha). Somadas, representam mais de 75% da área cultivada.

Recorde - A estiagem que prejudicou essas duas maiores culturas, no Mato Grosso, beneficiou, por outro lado, as lavouras de arroz no estado gaúcho, que teve recorde de produtividade: saiu de 6.902 kg/ha para 7.150 kg/ha. O feijão total também aumentou em área: de 3,99 para 4,18 milhões ha (+4,7%). Já a produção da leguminosa sofreu pequena redução: de 3,52 para 3,50 milhões t (-0,5%).

Esta última edição da pesquisa foi realizada no período de 17 a 21 de agosto. Os técnicos da estatal entrevistaram agricultores, agrônomos, técnicos de cooperativas, secretarias de agricultura, agentes financeiros e órgãos de assistência técnica e extensão rural dos principais polos produtores do país.

Confira aqui o estudo completo.

As informações são da Conab, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade