A carne que atender às exigências de qualidade receberá a marca certificada Herval Premium. Além disso, o acordo estipula o fornecimento de, pelo menos, 350 cordeiros certificados por mês ao frigorífico. "O número de cordeiros fornecidos mensalmente poderá aumentar para 500 ou até mil depois de um período experimental de 60 dias", explicou o gerente-executivo da Herval Premium, Clóvis Ávila.
De acordo com a Agência de Notícias do Sebrae, a Herval Premium reúne 150 produtores de sete municípios da região sul do estado (Pelotas, Pedras Altas, Herval, Jaguarão, Capão do Leão, Pedro Osório e Pinheiro Machado). A associação é atendida pelo programa 'Juntos para Competir', desenvolvido pelo Sebrae estadual, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).
Segundo o gestor do Pólo de Bovinocultura e Ovinocultura do Sebrae Sul, Guilherme Cauduro, a avaliação da carne observará a carcaça a partir de critérios como idade, peso e acabamento (quantidade de gordura). "Os cordeiros devem ser dente de leite (com peso entre 12 e 18 quilos) e índice de acabamento entre três e três meio, numa escala que vai de um a cinco", explicou, lembrando que o Sebrae ofereceu consultorias à Herval Premium para tornar a marca mais atrativa e para avaliar a potencialidade da parceria. "O fato de a marca ser conhecidíssima contribuiu decisivamente para o estabelecimento da parceria", observou.
Adi Kozerski
Porto dos Gaúchos - Mato Grosso - Consultoria/extensão rural
postado em 16/03/2007
Estamos trabalhando a cadeia produtiva de Ovinos no MT, atraves da OVINOMAT, filiada a ARCO, formando Núcleos por todos os municipios do estado e esperamos com isso, em breve, assegurarmos parcerias idênticas, com instituições, grandes consumidores internos e externos.
Mas sabemos que essa atividade está totalmente dependente de organização e trabalhos na mudança de conceitos de qual carne é ideal para consumo. Isso que está comecando aí, é uma das atitudes que julgo de extrema importância: mostrar ao consumidor que o cordeiro nao é ovelha, e sim um produto com características muito superiores. E através desta mudança de conceito, conseguiremos a mudança de hábito e o aumento de consumo interno estará assegurado.
Adí Kozerski
Téc. em Agrop.
Pres. da OVINOPORTO - Núcleo de Criad. de Ovinos de Porto dos Gaúchos/MT