Em relação a área colhida, o aumento foi de 4,2% frente a área colhida de grãos em 2007, situando-se em 47,3 milhões de hectares. Dentre as culturas investigadas que ocuparam as maiores áreas em 2008, destacam-se a soja (com 21,3 milhões de hectares), o milho (14,4 milhões de ha) e o arroz (2,9 milhões de ha). O somatório das safras destes três produtos representa 89,9% da produção nacional estimada de grãos.
Em termos absolutos, regionalmente, a estimativa de produção de cereais, leguminosas e oleaginosas está assim distribuída: Região Sul (60,9 milhões de toneladas), Centro-Oeste (50,4 milhões de toneladas), Sudeste (17,6 milhões de toneladas), Nordeste (12,5 milhões de toneladas) e Norte (3,8 milhões de toneladas).
Em seu primeiro levantamento da safra de grãos para o período 2008/09, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a área plantada no Brasil crescerá entre 1,2% a 2,7% em relação ao período anterior, ocupando entre 47,9 e 48,6 milhões de hectares. Esta área, divulgada hoje pela Conab, é a estimada para o plantio de algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, aveia, centeio, cevada, trigo e triticale. Na avaliação da companhia, nem mesmo a alta dos preços dos fertilizantes ou a diminuição da oferta de créditos reduziram o otimismo dos produtores na hora de plantar.
As informações são da Folha Online, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: