O curso, promovido em conjunto pela Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em atendimento a demanda da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), capacitará os participantes para técnicas de convivência com o semiárido que facilitem a produção animal. Neste segundo módulo, o destaque vai para a produção de leite e carne nas cadeias de caprinocultura e ovinocultura. O primeiro módulo, realizado na Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), em março, abordou técnicas de captação de água e forragicultura. Os participantes terão ainda um terceiro módulo, em maio, sobre bovinocultura de leite, na Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI).
O módulo deste semana alternará etapas teóricas e práticas, sobre os temas: Mercado Produtivo da Cadeia de Leite; Diagnóstico e Intervenção na Propriedade; Planejamento Produtivo; Orçamentação Forrageira; Boas Práticas de Manejo Alimentar, Manejo Sanitário e Manejo Reprodutivo; Melhoramento Genético. As práticas serão executadas em visitas técnicas, em que os participantes poderão observar e praticar atividades relacionadas a sincronização e indução de estro, estação de monta, diagnóstico da propriedade e orçamentação forrageira.
Segundo o médico veterinário Leandro Oliveira, analista da Embrapa Caprinos e Ovinos e um dos coordenadores do módulo do curso, a intenção é promover uma capacitação abrangente, que aborde os aspectos dos sistemas de produção considerados como mais relevantes, como a nutrição, sanidade e reprodução animal. Ainda no mês de abril, uma segunda turma de técnicos participará da mesma capacitação. O módulo sobre caprinocultura e ovinocultura, também na Embrapa Caprinos e Ovinos, acontecerá entre os dias 22 e 25 deste mês.
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
ricardo Peixoto sacramento
Maceio - Alagoas - Instituições governamentais
postado em 06/04/2014
Boa Noite ! Como posso participar deste curso.
Rpspeixoto@hotmail.com.