Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Daniel Souza comenta sobre o mercado ovino uruguaio

postado em 03/02/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O médico veterinário e colunista do FarmPoint Daniel de Araújo Souza, de Fortaleza, Ceará, respondeu algumas dúvidas do leitor Jolber Passos que gostaria de informações sobre a ovinocultura uruguaia e sobre a possibilidade de investir na criação de ovinos no Rio de Janeiro. As dúvidas foram enviadas no artigo "Carne ovina no Uruguai e sua relação com o mercado doméstico brasileiro". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Olá Jolber,

A raça predominante no Uruguai é a Corriedale (considerada de dupla aptidão - lã e carne), a qual compõe cerca de 65% do efetivo ovino uruguaio. Além da Corriedale, há um percentual significativo de Merino Australiano e Ideal, ambas raças produtoras de lã.

A pecuária ovina uruguaia se caracteriza por ser praticada sob sistemas extensivos de produção, predominantemente, em pastagens nativas, com integração bovino-ovino e baixos índices de produtividade e de desempenho.

O maior atrativo da carne ovina uruguaia não é a qualidade organoléptica ou sanitária, mas sim o preço. Embora nos sistemas modernos de produção no Brasil seja relativamente fácil produzir um cordeiro jovem de alta qualidade com menos de 4 meses, a carne ovina importada é mais barata e é necessária para atender a crescente demanda urbana nas capitais e grandes centros. Além disso, com a valorização do real, é altamente atrativo e rentável importar cortes, carcaças e ovinos vivos do Uruguai.

Não sei qual a real situação no Rio de Janeiro, mas São Paulo é, atualmente, o maior centro consumidor formal de carne ovina no país, apesar de existir um mercado interno significante em todos os estados da região Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste, cujo espaço aberto é mais que suficiente para um empreendedor sério e profissional."

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade