O evento faz parte do "Projeto Cordeiro o Ano Todo" criado pelo Sebrae-SP para todo o interior paulista e marcou a utilização dos veículos batizados de "cordeirão" e "cordeirinho" pela primeira vez no estado.
As duas viaturas terão um caráter itinerante e estarão percorrendo as propriedades rurais da região com o objetivo de dar apoio aos criadores de ovinos, melhorar a qualidade e aumentar a produtividade dos rebanhos.
Dentro desse encontro, foi realizado um dia de campo em que os ovinocultores puderam assistir a uma demonstração do funcionamento dos dois veículos, equipados com aparelhos de alta tecnologia.
Aparelhos de ultrassom disponíveis nas viaturas podem monitorar a qualidade da carne dos ovinos. Os dados são transferidos para um software e auxiliam na definição do manejo e a dieta adequada ao rebanho.
"O criador saberá quantos dias seus animais terão para ganhar o peso necessário para ir ao abate sem que haja um gasto desnecessário com a nutrição deles. Ao mesmo tempo, o cordeirão é capaz de detectar quais os lotes darão melhores resultados", revela Henrichsen.
Programa também atua no monitoramento reprodutivo e sanitário do rebanho, como análise de sêmen e tamanho de testículo - dos machos, diagnóstico de gestação das fêmeas, além do controle de verminose dos animais.
As informações são do Diário de Marília, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Roberto Paulino Lopes
Jaciara - Mato Grosso - Comerciante e Criador de Ovinos
postado em 02/04/2009
Gostaria que o Cordeirão também chegasse no MT, em especial em Jaciara