A visão da propriedade rural como uma empresa faz também remeter a essa questão. Hoje qualquer empresa, em qualquer área, busca encontrar profissionais que desenvolvam um trabalho qualificado. Esta excluído do mercado aquele que se apresentar improdutivo e ineficiente. Nas propriedades rurais, na maioria das vezes, essa situação é diferente, pois há um crescente deslocamento de pessoas da zona rural para a zona urbana na busca de melhores condições de vida, fazendo com que os contratadores tornem-se menos seletivos. Uma outra diferença é que em comparação com a indústria e os serviços, a mão de obra rural é a mais despreparada e desqualificada.
O FarmPoint pergunta: você está encontrando dificuldades para encontrar mão de obra qualificada no campo? Acesse e participe deixando o seu comentário!
Participe deixando o seu comentário no box abaixo:
Desde já obrigado!
Equipe FarmPoint
Jaime de Oliveira Filho
Itapetininga - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 10/08/2011
Realmente o grande gargalo da atividade no momento, mas os profissionais da área precisam se mobilizarem para treinamento de técnicos .
No projeto Villa Nova em que presto assessoria estamos realizando um projeto para fazer uma parceria com escola técnica"ETEC. Edson Galvão", Centro Paula Souza para que alunos possam aprender sobre a atividade da ovinocultura ,já que na grade curricular não é tão enfatizado, podendo assim formar MO(Mão de Obra), para atividade onde os alunos poderão aprender na teoria e já fazer a prática, fazendo com que o aluno possa aprender as noções fundamentais da ovinocultura(operacional), incluindo IA e outros.
Interessados em treinamento podemos fazer na sua propriedade ou aqui num futuro próximo.
Email: conservicesovinos@yahoo.com.br
Tim 15-81058969 / Vivo 97900260