Pesquisadores do Núcleo Centro-Oeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, sediado em Campo Grande (MS), estarão à frente das apresentações sobre os sistemas de produção de ILP com ovinos (em parceria com a Embrapa Gado de Corte) e sobre as técnicas de reprodução animal com as fêmeas da espécie. A primeira consiste na apresentação de resultados sobre os sistemas em ILP, com objetivo de minimizar as verminoses nos rebanhos e garantir oferta de pasto em boa qualidade nos períodos secos. No sistema, os cordeiros são desmamados no segundo semestre e utilizam pastos formados em segunda safra, consorciados com milho ou sorgo. Com isso, interrompe-se o ciclo da verminose pelo cultivo da lavoura e o pasto novo pode suprir grande parte da necessidade de alimentação dos cordeiros. O roteiro também mostrará a estratégia de nutrição do sistema, cuja suplementação com concentrado energético-proteico permite terminar os cordeiros com cerca de 150 dias de idade.
Técnicas de inseminação artificial em ovelhas serão mostradas na outra apresentação, em uma abordagem prática para favorecer a disseminação e adoção dessas tecnologias nos sistemas produtivos. A expectativa é ampliar as informações sobre biotécnicas de reprodução assistida, capazes de multiplicar características zootécnicas desejáveis nos rebanhos, contribuindo para os programas de melhoramento genético e para melhor produtividade.
Outro destaque no roteiro será a apresentação sobre as vantagens do embarque coletivo de cordeiros, por meio do sistema de Propriedade de Descanso de Ovinos de Abate (PDOA), que possibilita o embarque de animais de diferentes propriedades em um só lugar, diminuindo as despesas de transporte e colaborando na formalização do comércio de cordeiros. A apresentação será conduzida pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Secretaria Estadual de Produção e Turismo e Associação Sul-mato-grossense de Caprinos e Ovinos (Asmaco).
Segundo o pesquisador Fernando Alvarenga Reis, do Núcleo Centro-Oeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, a programação do roteiro tecnológico consolida um momento importante de aproximação com o setor produtivo e com outras instituições de pesquisa. Também participarão pesquisadores das universidades Federal de Mato Grosso do Sul (que falarão o manejo para o confinamento de cordeiros), Federal da Grande Dourados e Anhaguera-Uniderp (que abordarão, em conjunto, as características dos ovinos pantaneiros). Já o momento sobre cães de pastoreio para os rebanhos será conduzido pela Associação Centro-Oeste de Pastoreio.
Dinapec
A sétima edição da Dinapec contará com outros nove roteiros e cinco oficinas, além de minicursos e clínicas tecnológicas, para compartilhar conhecimentos sobre tecnologias, produtos e processos desenvolvidos pela Embrapa e parceiros de vários segmentos do agronegócio. Veja mais informações a respeito do evento, inclusive sobre programação e inscrições em: http://old.cnpgc.embrapa.br/mkt/dinapec-2015/#!/page_Sobre
Serviço:
Dinâmica Agropecuária - Dinapec
Data: 11 a 13 de março de 2015.
Local: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS (avenida Rádio Maia, 830, zona rural)
Informações: (67) 3368-2141 e www.embrapa.br/gado-de-corte.
As informações são da Embrapa, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: