A capacitação faz parte do processo seletivo dos profissionais que irão prestar assistência técnica aos produtores integrantes do Programa. A seleção, que está sendo realizada por uma empresa contratada, teve início no último dia 11 de fevereiro, com uma apresentação da Rota do Cordeiro aos interessados, no município de Tauá (CE). Na ocasião, foram escolhidos 20 técnicos em agropecuária e agronegócio e seis profissionais de nível superior com formação em Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária. A cada módulo realizado, os candidatos serão avaliados e, ao final, serão selecionados oito técnicos, três profissionais de nível superior mais cadastro de reserva.
A capacitação será ministrada na Embrapa Caprinos e Ovinos por profissionais da Unidade e técnico do Senar da Bahia. Na programação serão discutidos temas como mercado e cadeia produtiva de carne ovina e caprina; apresentação do projeto Agetec/Capricorte; diagnóstico e intervenção na propriedade; orçamentação forrageira; boas práticas de manejo alimentar, sanitário e reprodutivo; metodologia participativa para utilização dos recursos genéticos; além de visitas técnicas aos campos experimentais da Embrapa e a uma propriedade rural.
Programa Rota do Cordeiro
A Rota do Cordeiro faz parte do programa Rotas de Integração, do Ministério da Integração Nacional, que conta com tecnologias da Embrapa e será executado pelos governos estaduais. Além do Ceará, deve ser implantado em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí e Paraíba.
O Programa prevê a instalação Unidades Técnicas de Referência (UTRs), onde haverá sistemas integrados de produção de cordeiros para abate, localizados no semiárido brasileiro em regiões tradicionalmente produtoras de ovinos, mas que apresentam baixos índices sociais e grande incidência de extrema pobreza.
Cada UTR contará com centro de inteligência (para realização de diagnóstico de mercado, monitoramento do setor e análise de tendências para subsidiar tomadas de decisão); núcleo de melhoramento genético (destinado à formação de rebanhos multiplicadores melhorados); vitrine tecnológica (constituídas por tecnologias de convivência com o semiárido) e central de terminação (destinada à padronização da produção com vistas à inserção em mercado específicos).
Espera-se que com esse Programa cerca de 720 famílias sejam beneficiadas, além de técnicos e produtores que serão capacitados continuamente.
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
edgard
Mossoró - Rio Grande do Norte - Produção de caprinos de corte
postado em 06/03/2014
Aonde consigo informações do programa no estado do rio grande do norte?