Segundo o novo chefe da Unidade de pesquisa da Embrapa, que fica localizada na cidade de Sobral-Ce, Evandro Vasconcelos Holanda Júnior, entre os grandes desafios do setor está a inserção de novos produtos no mercado, como por exemplo queijos probióticos, pratos pré prontos para cozimento rápido. Outros desafios apontados por ele foram: implantação do programa de melhoramento genético, implantação do Plano Nacional de Sanidade de caprinos e ovinos, oferta regular de produtos, desenvolvimento de tecnologias viáveis para produção de caprinos e ovinos em diferentes regiões brasileiras, capacitação continuada de técnicos.
Entre as metas de sua gestão, Evandro Júnior anunciou a criação da Casa da Cabra, um museu de Ciência e Tecnologia para fazer parte do conjunto de museus da cidade de Sobral, a criação de um núcleo de Transferência e Difusão de Conhecimentos e Tecnologias, que deverá englobar um centro tecnológico do leite e outro centro tecnológico da Carne e a implantação de novos programas de incubação.
Entre os projetos já em uso pelos produtores no Ceará ele apontou o programa de melhoramento genético de caprinos leiteiros no qual está sendo feito o arquivo zootécnico nacional; o programa de teste de progênie, o programa de melhoramento genético de caprinos e ovinos de corte, Genecoc, que está sendo usado por produtores via internet que permite acompanhar o desempenho zootécnico de todo o rebanho, gerando relatórios de produção.
Na visão do novo chefe do CNPC é preciso aumentar a interação com o segmento produtivo organizado, associações de criadores, sindicatos de produtores e as instituições de Ciência e Tecnologia do Estado, visando um maior aproveitamento das pesquisas já existentes e da estrutura do CNPC. Atualmente, está em desenvolvimento o Projeto Cordeiro do Cariri, Produção Integrada de Ovinos nos Inhamuns e Apoio a Produção de Comercialização de Leite de Cabra no Sertão Central (Quixadá).
As informações são de Silvana Frota para a FAEC, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Valéria Gurgel
Irauçuba - Ceará - Estudante
postado em 18/04/2009
Meus parabéns a este site, que inseriu uma notícia ligada ao semi-árido nordestino, este da EMBRAPA-Caprinos. O que tem se notado é que a maioria das notícias são muito ligadas ao Sul e Sudeste , deixando o Nordeste e a realidade do semi-árido de fora. Faço aqui, portanto um apelo , que nossa região seja mais explorada e que vocês com seus estudos e pesquisas tornem a criação de caprinos e ovinos no semi-árido, menos árdua.