Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa Caprinos e Ovinos comemora 35 anos

postado em 11/06/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

No próximo dia 13 de junho, a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), completa 35 anos de trabalho em prol do desenvolvimento da caprinocultura e ovinocultura brasileiras.

Durante todo o segundo semestre de 2010 serão realizadas atividades em comemoração à data. A primeira delas, dia 14 de junho, será realizado um dia de campo para os empregados da Unidade no Setor de Compostagem, local onde são tratados os resíduos orgânicos dos animais em consonância com a política de gestão ambiental da Embrapa. Os empregados também vão visitar a fábrica de ração, onde é feita a mistura dos ingredientes para compor a ração dos animais da Unidade.

Ainda em referência ao aniversário, será realizado um almoço com a participação da senadora Patrícia Saboya. Ela se reunirá com os empregados e receberá uma placa de agradecimento pelos recursos de emenda parlamentar da bancada cearense. A verba, no valor de R$ 3 milhões, será aplicada na modernização da infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento, aquisição de equipamentos para o laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos e para a construção do Centro Tecnológico de Transferência e Difusão de Conhecimentos e Tecnologias.

A Embrapa Caprinos e Ovinos tem a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da caprinocultura e da ovinocultura em benefício da sociedade. A Unidade conta com uma base física, equipada com laboratórios para pesquisas em alimentos (leite e carne), em nutrição animal, em proteômica e biologia molecular, em transferência de embriões, em tecnologia de sêmen, em virologia, em bacteriologia, em patologia clínica e imunodiagnóstico, em parasitologia, e em histopatologia. Os laboratórios integram o Núcleo de Biotecnologia de Sobral (Nubis), que reúne ainda os laboratórios da Universidade Federal do Ceará, os da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e os do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará situados na cidade.

Em 2002, a Embrapa Caprinos e Ovinos criou núcleos nas regiões Centro-Oeste e Sudeste com o objetivo de atender a demanda das cadeias produtivas de caprinos e ovinos nessas regiões com ações de prospecção, articulação, elaboração e condução de programação conjunta de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Caprinos e Ovinos e demais parceiros.

Em oito anos de atividades, algumas das ações empreendidas pelos núcleos foram o estabelecimento do Arranjo Produtivo Local de Ovinocaprinocultura em Campo Grande/MS; pesquisas para aprimoramento de biotécnicas reprodutivas, em sistemas de produção de ovinos e para o melhoramento genético de caprinos leiteiros; eventos como o Cabrafest (Coronel Pacheco, MG), workshop de ovinocultura nos Cerrados (Campo Grande/MS) e ações de fomento e promoção da imagem.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade