"Estamos também compromissados com ações de capacitação para técnicos, produtores e trabalhadores rurais e com o estabelecimento de um pólo tecnológico em Sobral, em parceria com universidades, instituições de ciência e tecnologia, prefeitura e Governo do Estado do Ceará", reforçou o pesquisador, que elencou diversas questões relevantes para o agronegócio brasileiro como foco de preocupações. Entre elas, a inserção produtiva dos agricultores familiares, o uso racional da água, a geração de tecnologias de convivência com as mudanças climáticas e a utilização dos biocombustíveis e de energia da biomassa.
"Assumo com a responsabilidade de continuar a execução de um projeto que visa viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da caprinocultura e da ovinocultura, em benefício da sociedade", afirmou Evandro, que destacou ainda os projetos de melhoramento genético de caprinos de leite e a implementação do programa nacional de ovinos de corte, como iniciativas que darão apoio a um plano de desenvolvimento dos setores de caprinocultura e ovinocultura.
"Quem vai a qualquer município do semi-árido nordestino, percebe que caprinos e ovinos são prioridade número um. É hora da Embrapa contribuir para tornar o sertão cada vez mais próspero, com atividades que contribuam para valorizar a produção, muitas vezes vendida a preços irrisórios, e promover o manejo da caatinga, evitando a desertificação", ressaltou Geraldo Eugênio, diretor executivo da Embrapa.
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Camilo Santana, prometeu na solenidade de posse, continuar a "sólida parceria" para consolidar cadeias produtivas no semi-árido cearense. "O Governo do Estado vai estreitar a cooperação com a Embrapa Caprinos e Ovinos, para ações como nosso projeto de aquisição da produção de leite de cabra, em convênio com os produtores", assegurou ele. Já o secretário da Agricultura e Pecuária de Sobral, Edison Frota, destacou que a nova gestão deve intensificar a geração de tecnologias para trazer benefícios ao homem do campo. "Percebo que Evandro tem consciência disso, de que o conhecimento tem que chegar lá aos nossos criadores", disse ele.
As informações são de Adilson Nóbrega para a Embrapa Caprinos e Ovinos, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: