Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa conserva raças adaptadas ao semiárido

postado em 17/05/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Embrapa Caprinos e Ovinos mantém, desde 1988, bancos de germoplasma das raças caprinas Canindé e Moxotó e das raças ovinas Morada Nova, Santa Inês e Somalis Brasileira. Bancos de germoplasma são repositórios onde se armazenam a variabilidade genética de uma ou de várias espécies ou raças. Geralmente consistem em base física onde as coleções de germoplasma são conservadas, podendo estar situadas em centros de pesquisa ou instituições públicas e privadas. As raças são conservadas "ex situ", sob a forma de sêmen, embriões e/ou tecidos, ou "in situ" como animais vivos nos chamados núcleos de conservação.

De acordo com o pesquisador Olivardo Facó, a manutenção da variabilidade genética é fundamental para os programas de melhoramento genético, garantindo a possibilidade do desenvolvimento de novos produtos dentro de esquemas de seleção e/ou cruzamentos entre animais de diversas raças. "Além disso, com o processo de aquecimento global e a perspectiva de que as condições climáticas se tornem cada vez mais difíceis, a conservação de raças adaptadas à região semiárida cresce de importância. Isto porque os animais destas raças são mais tolerantes aos estresses hídrico, nutricional e térmico. Desta forma, sua conservação e uso seria uma forma de garantir uma maior segurança alimentar para toda a sociedade", conclui.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade