Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa defende articulações para inovação no setor

postado em 01/07/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Dando seqüência à série de articulações com entidades públicas e privadas em favor do desenvolvimento da ovinocultura e caprinocultura, a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral,CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esteve presente à reunião do Fórum do Empreendedor em Sobral (CE), que aconteceu dia 24 de junho e discutiu a inovação tecnológica no agronegócio.

O pesquisador Evandro Holanda Júnior, chefe-geral da unidade, apresentou palestra sobre o tema e defendeu a idéia de uma agenda local entre Poder Público, instituições de pesquisa, ensino e de profissionais ligados ao agronegócio para garantir a competitividade da produção de caprinos e ovinos. "A pesquisa é um fator fundamental para o processo, mas só a geração de tecnologias, de forma isolada, não garante a inovação", apontou Evandro, que ressaltou a necessidade da cooperação entre atores públicos e privados para superar dificuldades em fatores como o mercado consumidor, o associativismo entre produtores e a formação dos arranjos produtivos. Ele citou o exemplo de atuação da Embrapa, junto a associações de produtores e outras parcerias, no Cariri paraibano, que intensificou atividades como a caprinocultura leiteira naquela região. "Foi um processo concreto de inovação tecnológica construído a partir de pequenos negócios", afirmou ele.

No início de julho, a Embrapa Caprinos e Ovinos promoverá novos debates para a integração de ações com entidades. Nos dias 8, 9 e 10 de julho, organizações estaduais de pesquisa agropecuária da região Nordeste estarão na sede da unidade, em Sobral, para estabelecimento de uma Rede Embrapa/OEPAs de Inovação da Caprinocultura e da Ovinocultura no Nordeste, tema que também será discutido posteriormente com Sebrae e Banco do Brasil. A idéia da rede já foi defendida em reunião da Embrapa com Sebrae e as OEPAs nordestinas em encontro no dia 28 de maio, em João Pessoa (PB).

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade