O objetivo é que o Mapa possa ter acesso a dados tanto de cadastro de propriedades quanto a dados dos GTAs para a emissão de relatórios, controle de acontecimento de alguma doença e de alerta sanitário.
No Brasil, existem 2,7 milhões de propriedades de pecuária de corte (gado de corte, gado de leite e aves), com um rebanho estimado de 200 milhões de cabeças. Ao total, são emitidos 15 milhões de guias de movimentação de todo tipo de animal, o que significa mais de 1 milhão de GTAs por mês. "Essas guias são cadastradas de várias formas nos estados brasileiros (manual, informatizada disponível on line e informatizada localmente). Esse trabalho de organização dos dados é o primeiro passo para a rastreabilidade, exigência da comunidade européia", informou a pesquisadora Sônia Ternes em notícia da Embrapa.
Para o pesquisador Marcos Visoli, são duas estratégias principais, "uma delas é agregar informações no ministério com o objetivo de ter uma visão geral e oferecer consultas para os próprios estados; outra ação, em paralelo, é informatizar os estados que ainda não estão informatizados e agilizar o envio dessas informações para o Mapa para fazer parte dessa base agregada".
As informações são da Embrapa.
Nilvano Pedro Rodrigues
Goiânia - Goiás - Pesquisa/ensino
postado em 20/07/2006
Este cadastro, vem de encontro à necessidade de um controle mais eficaz, quando pensamos em acompanhar a tendência de mercado.
Se quisermos negociar com outros mercados, obviamente temos que respeitar as suas exigências e nos adequar a elas, só espero que iniciado este passo, continuemos a seguir a caminhada, rumo ao mundo.