A produção do conteúdo foi coordenada pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), e teve a contribuição dos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul Carlos Hoff de Souza, José Carlos Ferrugem e José Pedro Trindade, além de pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG).
A árvore do conhecimento em ovinos de corte visa atender às novas demandas da ovinocultura, contribuindo para o desenvolvimento, aprofundamento e atualização de conhecimentos dos profissionais que atuam em diferentes regiões, servindo como ferramenta de fácil acesso para apoiar os processos de planejamento, execução e aprimoramento de projetos voltados à produção de ovinos de corte de maneira sustentável.
Com uma abordagem de temas atuais e relevantes do setor produtivo e baseada em pesquisas aplicadas e na experiência no campo, a árvore do conhecimento em ovinos de corte é uma fonte de informação rápida e objetiva. O internauta encontra informações sobre o sistema de produção de ovinos de corte, abrangendo as fases de pré-produção, produção e pós-produção, além do acesso a outros recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca.
Agência de Informação Embrapa
A Agência de Informação Embrapa é um sistema web que possibilita a organização, o tratamento, o armazenamento, a divulgação e o acesso à informação tecnológica e ao conhecimento gerados pela Embrapa e outras instituições de pesquisa. Essas informações estão organizadas numa estrutura ramificada em forma de árvore, denominada árvore do conhecimento, na qual o conhecimento é organizado de forma hierárquica.
A Agência de Informação Embrapa reúne o conjunto de todas as árvores do conhecimento desenvolvidas pelas Unidades Descentralizadas da Embrapa sobre produtos e temas do negócio agrícola. Nos primeiros níveis da hierarquia, estão os conhecimentos mais genéricos, e nos níveis mais profundos, os mais específicos. Cada item da árvore é denominado "nó" e são definidos a partir da subdivisão sucessiva do conteúdo ("subnós").
As árvores do conhecimento contêm informações validadas sobre todas as etapas da cadeia produtiva dos produtos (cultivo e criação) e sobre os temas diversos. Além dessas informações, a Agência de Informação Embrapa possibilita ao usuário o acesso a recursos de informação (artigos, livros, arquivos de imagem e som, planilhas eletrônicas etc.) na íntegra.
A reportagem é da Embrapa Pecuária Sul, adaptada pela Equipe FarmPoint.
Estéfano da Mota Pereira
Curaçá - Bahia - Técnico
postado em 07/02/2011
Quero mais uma vez externar a minha alegria em ver que cada dia que passa a ovinocultura no Brasil avança. Ainda bem que temos uma instituição como a EMBRAPA como uma grande parceira.