Em seu discurso de agradecimento, o homenageado lembrou que o projeto ajudou crianças da região a superarem fome e desnutrição, mas que o alcance foi mais além, trazendo às suas famílias participantes "a consciência de um espírito fraterno e solidário". O padre João Batista afirmou sua "gratidão sincera" a todos os colaboradores, entre eles a Embrapa, "parceira desde o início, da escolha do nome do projeto até suas ações hoje", disse ele, mencionando que o nome do Cabra Nossa foi ideia do analista Ismar Maciel, da Embrapa Caprinos e Ovinos.
O chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda Júnior, afirmou que a iniciativa de promover a entrega do prêmio na sede da unidade é uma forma de "firmar, mais uma vez, o compromisso da Embrapa com o projeto Cabra Nossa". Evandro ressaltou que a intenção é que a empresa trabalhe, a partir de agora, para dar novo impulso ao projeto, com foco na inclusão no mercado dos produtos das famílias beneficiadas, em articulação com o programa de compras da prefeitura de Sobral.
O ouvidor da Embrapa, Quirino Rodrigues, representante da empresa junto ao COEP nacional, afirmou que o prêmio tem o papel de "reconhecer os que têm a missão de bem servir", o que justifica a escolha do religioso. "Atitudes de pessoas como ele são exemplos para nós. Cada de um de nós se sente mais cidadão", elogiou.
A cerimônia contou também com a presença da secretária da Agricultura e Pecuária de Sobral, Luiza Barreto e do chefe de gabinete da Prefeitura, Luís Edésio Solon.
Prêmio Betinho Atitude Cidadã
O Prêmio Betinho Atitude Cidadã foi lançado pelo COEP em 2008, com objetivo de valorizar pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. O padre João Batista Frota foi um dos três indicados do município de Sobral em 2010, por conta das ações do Cabra Nossa, que hoje beneficia 236 famílias. O projeto repassa cabras leiteiras para famílias de baixa renda da zona rural e estimula atividades de agricultura familiar.
As informações são da Embrapa, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: