O projeto tem como objetivo avaliar os sistemas de produção de caprinos de pequenos agricultores locais, buscando garantir segurança alimentar e desenvolver, com uma abordagem participativa, modelos de simulação que possibilitem, no futuro, criar um sistema de apoio a decisões para auxiliar os extensionistas e agricultores.
Acompanhado pelo professor Luc Dossa Hippolyte, professor do Departamento de Produção Animal da Universidade de Abomey-Calavi, Vinícius teve uma primeira reunião com professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação para apresentar a proposta do projeto e selecionar os locais de sua implementação, nas regiões de Kpomassé no Sul, Glazoué no Centro e Tanguiéta e Kerou no Norte do país. “A caracterização das comunidades e dos sistemas de produção será realizada por estudantes de pós-graduação, sob a supervisão de Dossa e de seus colegas. A base de dados resultante desta atividade permitirá começar a construir o modelo de simulação para otimizar os sistemas de produção de cabras desses pequenos agricultores” ,explicou Vinícius.
Também na viagem, a equipe do projeto teve a oportunidade de visitar duas comunidades diferentes, uma em Toffo e outra em Kpomassé, onde o projeto será realizado. “Durante as visitas pudemos perceber algumas ameaças e muitas oportunidades para a implementação. Os grupos de produtores dessas comunidades demonstraram estar bem organizados, apesar das suas dificuldades, e com boa expectativa a respeito do projeto”, afirmou Vinícius. A próxima visita do pesquisador ao país deve acontecer nos próximos meses.
A plataforma África-Brasil está em execução desde 2010, para o apoio a parcerias com instituições de pesquisa daquele continente. Os projetos têm como foco a melhoria da produtividade agrícola e o manejo de recursos naturais, como alternativas para o combate à pobreza na região.
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Alex Cicinato Paulino de Oliveira
Rio Branco - Acre - Indústria frigorífica
postado em 14/03/2013
É imprecionante a EMBRAPA, na região norte do Brasil existe uma enorme carência neste tipo de projeto voltados a caprino e ovinocultura, rebanhos e frigorificos estão se estruturando e a EMBRAPA prevere trabalhar em outros países, única e exclusivamente por estatos!!!