O "Programa Rota do Cordeiro" prevê a instalação de seis Unidades Técnicas de Referência (UTRs), onde serão implantados sistemas integrados de produção de cordeiros para abate, localizados no semiárido brasileiro em regiões tradicionalmente produtoras de ovinos, mas que apresentam baixos índices sociais e grande incidência de extrema pobreza.
Cada UTR contará com centro de inteligência (para realização de diagnóstico de mercado, monitoramento do setor e análise de tendências para subsidiar tomadas de decisão); núcleo de melhoramento genético (destinado à formação de rebanhos multiplicadores melhorados); vitrine tecnológica (constituídas por tecnologias de convivência com o semiárido) e central de terminação (destinada à padronização da produção com vistas à inserção em mercado específicos).
Espera-se que com esse Programa cerca de 720 famílias sejam beneficiadas, além de técnicos e produtores que serão capacitados continuamente. Durante o Sincorte será assinado Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapa e o Ministério da Integração para realização das atividades do Programa Rota do Cordeiro.
Programação do Sincorte
A programação científica do V Sincorte abrange palestras, cursos, debates e paineis que vão abordar temas como a análise de sistemas sustentáveis de produção animal; perspectivas das carnes ovina e caprina no agronegócio do Brasil; estratégias para incrementar a produção de cordeiros em diversas regiões do País; abate de ovinos e caprinos e comercialização de animais vivos; experiências de países como África do Sul e Canadá; alternativas para regularizar a oferta de carne de cordeiros e cabritos no Nordeste; manejo sanitário, reprodutivos e nutricional; custos de produção, entre outros.
Paralelamente ao evento principal acontecerão a "Feira Nacional do Agronegócio da Caprino-ovinocultura de Corte", o 3º Fórum Nacional sobre a Caprinocultura Leiteira, a "2ª Mostra Tecnológica de Produtos Derivados da Caprino-ovinocultura de Base Familiar no Nordeste" e a ilha dos sabores gastronômicos com diversas atividades, incluindo uma cozinha interativa.
O evento é promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca; Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa); Embrapa Caprinos e Ovinos; Sebrae; Federação da Agricultura do Estado da Paraíba e Instituto Nacional do Semiárido (INSA).
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: