Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa: melhorar reprodução garante oferta de produto

postado em 19/08/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A elevação do potencial reprodutivo dos rebanhos pode garantir uma maior regularidade na oferta de produtos de caprinos e ovinos ao longo do ano. Esta será a temática da conferência "Considerações sobre a eficiência reprodutiva no sistema de produção", que o pesquisador Jeferson Fonseca, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), apresentará no V Simpósio Mineiro de Ovinocultura, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto, na Universidade Federal de Lavras (MG).

De acordo com Jeferson, a reprodução estrategicamente assistida pode resultar em ganhos consideráveis na produção de leite, carne, pele e derivados. Para isso, características como a quantidade de partos por ano ou a de crias por parto podem ser corretamente manipuladas. "Identificar e ajustar esses fatores de acordo com os objetivos centrais da atividade explorada é, portanto, imprescindível para a elevação do potencial reprodutivo e produtivo do rebanho, dinamizando o sistema de produção", afirmou ele.

Jeferson ressalta que se apenas os ciclos naturais de reprodução forem explorados, a oferta de produtos não será constante ao longo do ano. Ele defende a possibilidade de que um intervalo de partos médios de 12 meses possa ser reduzido para oito meses em cabras e ovelhas, tanto de leite como de corte, desde que observadas as condições adequadas de manejo. "A redução do intervalo entre partos implica em diminuição do período improdutivo do animal e aumento de cerca de 50% no número de crias por animal ao ano. São fatores fundamentais para intensificar a produção e melhorar a produtividade do rebanho", constatou.

A pesquisa de Jeferson foi desenvolvida em conjunto com Joanna Maria Gonçalves de Souza, mestranda em Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa e de José Henrique Bruschi, pesquisador da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG).

As informações são de Adilson Nóbrega para a Embrapa Caprinos e Ovinos, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade