Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa: serviço gratuito de melhoramento genético

postado em 30/04/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os pequenos produtores de ovinos e caprinos de corte que quiserem melhorar geneticamente seu rebanho podem procurar a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Sobral no Ceará. Trata-se do Serviço de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos de Corte (Genecoc), desenvolvido por pesquisadores da empresa. O serviço, gratuito, possibilita aos produtores acompanhar o histórico de cada animal de sua propriedade e melhorar geneticamente seu rebanho.

Criado a pouco mais de três anos, o objetivo do programa é estimular e assessorar os participantes na escrituração zootécnica de seus rebanhos, gerando informações seguras e confiáveis que possam ser utilizadas na seleção de seus animais. Para isto, o programa utiliza um sistema de gerenciamento online, por meio de um software em rede, via internet.

De acordo com Alisson Júlio, da Embrapa de Sobral, uma vez associado ao programa, o produtor receberá um login e uma senha para acesso ao sistema de gerenciamento de rebanhos. O passo seguinte será o cadastro de todos seus animais, sendo imprescindível a identificação única e exclusiva de cada animal. "O próprio criador passa a realizar a coleta de dados, como informações de pesagens, coberturas e parições, dentre outras informações, para alimentar a página, e assim, o pesquisador fazer o trabalho de análise", explica.

Para aqueles produtores que não possuem facilidade de acesso diário à internet e desejam participar do programa, Alisson explica que o Genecoc apresenta a alternativa de registro dos dados em planilhas próprias, na propriedade, e envio via correios para a Embrapa Caprinos.

As informações coletadas permitem a realização de avaliações genéticas, que são disponibilizadas por meio de Diferenças Esperadas na Progênie (Dep's). As Dep's são apresentadas na forma de sumários individuais para o respectivo rebanho e também disponíveis de forma online para que o produtor possa utilizá-las nas ferramentas disponíveis à seleção.

Essas ferramentas permitem a seleção de animais por mérito genético total, com a construção de um índice genético de seleção e a indicação dos acasalamentos que maximizam o ganho genético. "As ferramentas são os maiores diferenciais, permitindo ao criador realizar a seleção de seus animais de acordo com os indicativos econômicos de sua região", afirma Alisson.

O sistema é uma das inovações apresentadas na feira Ciência para a Vida - VII Exposição de Tecnologia Agropecuária, que teve início no dia 24 e prossegue até o dia 2 de maio, na sede da Embrapa, em Brasília.

As informações são da Agência SEBRAE de Notícia, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade