Isso foi informado pelo diretor da Oviaragón-Grupo Pastores e co-diretor da Ovie-Spain, Francisco Marcén, que disse que desde que essa sociedade iniciou suas atividades de exportação já foram comercializados 18.000 cordeiros, principalmente na Itália. Ele disse que esse ano a sociedade não pode aproveitar o aumento das vendas da Semana Santa, pois foi formada depois, mas que as previsões de crescimento da Ovie-Spain - que concentra 15% da oferta de ovinos de corte da Espanha - são altas para o próximo ano.
Além da Itália, Marcén disse que são prioritários para a sociedade os mercados do sul da Europa, como França, e do Oriente Próximo, como Líbano. Como mercados potenciais em médio e longo prazo, ele apontou as boas perspectivas oferecidas pelo mercado da região de Magreb, na África - a população muçulmana está entre as principais consumidoras de cordeiro por motivos religiosos -, uma vez que relaxem as barreiras atuais "protecionistas" que aplicam, especialmente Marrocos.
Ele disse que a ideia de criar essa sociedade para comercializar no exterior partiu das duas cooperativas após a compra de estabelecimentos de engorda de animais pela Oviaragón en Monreal del Campo, com 30.000 metros quadrados de instalações pecuárias que foram reformadas após a aquisição. A cooperativa Oviaragón participa com 1.200 pecuaristas e 500.000 ovinos e a Oviso integra 14 cooperativas e 800.000 cabeças, ainda que a Ovie-Spain também opere com animais aportados pela Cordesur - que tem uma produção de 400.000 animais.
Segundo Marcén, essa plataforma permite vender um produto mais homogêneo, ser mais eficiente com a logística, reduzir os custos na comercialização e obter maior valor agregado aos produtores. No futuro, ele não descarta que possam contar com a adesão de novas entidades, nem tampouco que a colaboração para venda no exterior possa se traduzir em algum processo de concentração no mercado interno.
Em 19/10/11 - 1 Euro = US$ 1,38205
0,72348 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
A reportagem é da agência EFE, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: