Lotufo pesquisou o assunto, buscou informações sobre a raça e fez vários cursos de adestramento para aprender a treinar os animais para o trabalho. “Descobri que o cão pastor é um ótimo investimento para uma propriedade, pois além de economizar na mão de obra ele agiliza o trabalho, permitindo que o funcionário tenha tempo para outras atividades.”
No início não foi fácil, pois descobriu que não existiam criadores da raça na região onde mora, no Vale do Paraíba, e precisou buscar seus primeiros animais em Minas Gerais. Porém a dificuldade em encontrar o Border Collie, acabou se tornando uma oportunidade de negócio para o empresário. “Percebi que poderia criar e treinar animais prontos para o trabalho, pois existem muitos criadores de ovinos e caprinos na região que poderiam se interessar em ter um cão pastor”.
Foi assim que surgiu o Sítio Cadupe, em Taubaté. Atualmente Lotufo possui oito cães da raça, sendo cinco adultos e três filhotes. O negócio ainda está no inicio, mas já rendeu frutos. Três filhotes já foram negociados, sendo que um foi para o Mato Grosso do Sul. “Ainda estou vendendo somente filhotes, mas o projeto é terminar o centro de treinamento para fornecer os animais prontos para o trabalho.”
E o principal meio de divulgação são os torneios de pastoreios. A estrela da propriedade é a cadela Haika, de quatro anos. Só neste ano ela já subiu ao pódio seis vezes em competições oficiais e está liderando o torneio da Apop (Associação de Pastoreio do Oeste Paulista), com três primeiros lugares em quatro etapas, na categoria novato ovinos.
Para preparar os cães para as competições Lotufo montou até uma pista oficial em sua propriedade, para treinar e sediar provas. “Além de divulgar meus cães e trocar experiências com outros criadores, as competições me permitem avaliar o resultado do meu trabalho, pois às vezes o animal funciona em casa, mas é preciso testá-lo fora para ver o real desempenho”, explicou. Lotufo.
Plano de Negócios
Para auxiliar no projeto, Lotufo buscou ajuda do Sebrae-SP, onde recebe apoio na elaboração de um plano de negócios e na divulgação da marca por meio das consultorias de marketing e vendas. Além disso, o empresário também integra a Central de Negócios de Ovinos do Vale do Paraíba.
“A criação de animais para prestação de serviço no campo é um mercado promissor, porém é um projeto de longo prazo, que envolve a seleção genética e de índole dos cães, aliada a avaliação dos resultados nas provas de competição”, explicou Guilherme Santos, analista de agronegócio do escritório regional do Sebrae-SP, em Guaratinguetá.
Para mais informações sobre o Border Collie entre no site www.sitiocadupe.com.br ou pelo telefone (12) 99781-3110. Quer conhecer as ferramentas do Sebrae-SP para seu negócio? Ligue 0800 570 0800 ou (12) 3132-6777 Escritório Regional de Guaratinguetá.
As informações são do Sebrae, adaptadas pela Equipe Nossa Matilha e FarmPoint.
Pamela Brigido
Piracaia - São Paulo - Mídia especializada/imprensa
postado em 11/06/2014
Muito bom!!!