Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Enio Queijada: "Existe uma crise de oferta"

postado em 13/04/2009

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Mariana Paganoti, coordenadora do portal FarmPoint, entrevistou na Feinco 2009 Enio Queijada, coordenador de projetos do Sebrae Nacional na parte de ovinocaprinocultura. Confira o vídeo.

Destaques da entrevista:

"Existe uma crise de oferta"

"O Sebrae apoia cerca de 50 projetos em 20 unidades de federação"

"Estamos preocupados em desenvolver a atividade de forma competitiva e sustentável"

"O frigorífico também é um elo que passa por uma série de problemas de capital de giro e de crédito"

"Antes o interesse dos elos eram diferentes, hoje já conseguimos que eles olhem para o mesmo lado"




Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Normann Kalmus

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Produção de ovinos
postado em 13/04/2009

A crise é exatamente essa. Se não há possibilidade de colocar o produto em função da falta de um dos elos da cadeia, isso é crise.

Se faltam recursos para a movimentação do setor, isso é crise.

Se o criador fica com o animal vivo sem poder vendê-lo e, portanto chegar ao consumidor final, isso é crise.

O SEBRAE não tem crise porque tem o orçamento garantido por quem produz, por isso não vê crise.

Chega de acreditar que nosso problema se resumirá ao enfrentamento de uma "marolinha".

Desculpe, Prof. Enio, mas os fatos estão aí para serem analisados. Não os esconda.

Anisio Ferreira Lima Neto

Teresina - Piauí - Pesquisa/ensino
postado em 16/04/2009

As palavras do Enio são sabias, pois encararmos a crise como um fato que ira impedir o crescimento nos coloca em uma posição de conformismo frente a uma adversidade criada por um sistema que não priorizou alguns elementos da produção, e sim fortaleceu a especulação.

Para nós, habitantes e produtores de um Pais em desenvolvimenmto, de grande extenção territorial e de uma maior diversidade cultural, onde não há subsidios agrícolas para o setor produtivo como existe na Europa e nos Estados Unidos, ainda conseguimos ser eficientes em algumas cadeias produtivas, devemos neste momento procurar as oportunidades que esta "crise" poderá gerar para cadeia produtiva de caprinos e ovinos.

Precisamos unir os atores institucionais que representam o segmento de caprinos e ovinos para construir uma politica de atuação que vise tornar eficaz e eficiente a integração dos elos da cadeia, digo: Setor produtivo, Agrindustria, Insumos, Mercado, Preços e em especial a Profissionalização dos atores envolvidos no setor, e não defendermos ações isoladas, que na verdade satisfazem a vaidade de poucos, não impactando no crescimento economico da atividade.

Anisio F. Lima Neto, Med. Vet., M.Sc.,Criador de Caprinos- Teresina-PI

Samuel Pinheiro Ferreira

Belo Horizonte - Minas Gerais - Estudante
postado em 18/04/2009

Enio sem duvida é uma referencia no setor, tive a oportunidade de conhecê-lo em um evento realizado na PUC Minas - Betim, assisti uma palestra dele e ele demonstrou um grande conhecimento no ramo. Parabens Enio e espero que continue na luta para desenvolvimento do setor.

washingtonserafim@yahoo.com.br

Salvador - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 19/04/2009

Concordo plenamente com as palavras do Ênio, a crise financeira existe e não é da nossa responsabilidade, é uma realidade e de alguma forma atinge os diversos setores da economia, contudo, no setor ecônomico da caprino e ovinocultura a crise maior é da falta de produto em quantidade e com a qualidade que o mercado exige, não tenho conhecimento de excesso de produção.

Se por ventura em algum lugar está faltando mercado para o produto é preciso integrar esta localidade ao trabalho que vem sendo feito pelo SEBRAE e parceiros para fortalecer o SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA CAPRINOVINOCULTURA NACIONAL.

Visitando uma feira livre regional em uma cidade do semi-árido baiano pude constatar algo histórico, pela primeira vez, que tenho conhecimento, o preço da carne de caprino e ovino ultrapassou o da carne bovina. É comum para nós ver nos grandes centros o preço deste produto alcançar valores acima da carne bovina, contudo no interior, onde proliferam os abates clandestinos, este fato é novo e no meu entendimento retrata a pouca oferta do produto, até porque com a crise o mercado encolheu, contudo a oferta cresceu menos ainda.

Recomendo ao Ênio continuar a sua luta em prol da profissionalização do setor, especialmente com esta visão sistêmica de cadeia produtiva, aproximando os diversos elos e interagindo entre eles para o fortalecimento de cada um e consequentemente o fortalecimento de tão importante atividade economica, especialmente para o semi-árido brasileiro.

Parabés Ênio, siga a sua jornada.

julio Cesar Camargo de Lima

Santiago - Rio Grande do Sul - Pesquisa/ensino
postado em 24/04/2009

A ovinocultura, em especial a criação de cordeiros precoce, é mais uma alternativa de renda para o setor agropecuário. É uma exploração que possui um ciclo rápido, ou seja, em prazo de 120 ou 150 dias após o nascimento já é possível se ter cordeiros prontos para o abate. Um dos fatores que dificultam a expansão da ovinocultura é a inexistência de mão-de-obra capacitada para tal atividade

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade