Dos usuários que votaram, 37% afirmaram que compram carne ovina direto do produtor, evidenciando a alta taxa de clandestinidade nos abates dessa espécie. Confira na tabela abaixo o resultado completo da pesquisa.
Alguns pontos interessantes foram levantados pelos usuários que participaram da enquete. Dentre os diversos motivos que levam à compra diretamente do produtor, destacam-se o menor preço, melhor padrão de carcaça e garantia da oferta do produto. Além disso, como muitos dos usuários são produtores de ovinos, ocorre com freqüência o consumo da própria produção.
O fraco investimento em propaganda e incentivo ao consumo da carne ovina também foi apontado como ponto desagregador da cadeia, uma vez que a falta de hábito da população brasileira em consumir carne ovina ainda não permite explorar todo o potencial do país para a produção ovina.
A inconstância da oferta foi o ponto indicado pelos usuários como principal problema do consumo de carne ovina em churrascarias e restaurantes. Porém, o fornecimento inconstante afeta, na verdade,todo o sistema de distribuição e consumo de carne, já que dessa forma não se consegue fidelizar o consumidor e criar o hábito do consumo.
A questão da segurança do alimento foi indicada como problema para a obtenção de carnes em açougues que não apresentam fiscalização do sistema de inspeção.
Uma outra forma de comercialização de carne ovina, que não estava nas opções da enquete, foi levantada por um usuário: o sistema de entrega em domicílio. Muitas distribuidoras já estão adotando esse sistema e atendendo o consumidor de maior poder aquisitivo, que prefere pagar mais caro pela comodidade.
Não deixe de participar da próxima enquete. Qual o setor mais limitante numa propriedade produtora de ovinos/caprinos?
Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint
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