Sanidade, nutrição e gerenciamento foram apontados como as principais barreiras "da porteira para dentro", mas mão-de-obra também recebeu quantidade significativa de votos. Confira na tabela abaixo o resultado completo da enquete.
As opiniões deixadas pelos participantes da enquete também foram bastante distribuídas e argumentaram sobre todos os setores da propriedade. Felipe Azevedo de Souza, produtor de ovinos do RS, afirmou que a nutrição "é a chave para a produtividade e rentabilidade final. O potencial genético se expressa em taxas de assinalação muito altas. O sistema de controle de verminose, um problema muito sério, inicia com um bom sistema alimentar. Com animais vigorosos os diferentes sistemas de controle funcionam."
Já Alexandre Lôpo de Araújo, de Salvador, BA, apontou o gerenciamento como principal limitante na propriedade rural. "Toda a propriedade tem alimento para um determinado número de animais ao ano. A falta de um gerenciamento no controle da capacidade de suporte de pastagens, na divisão de diferentes unidades de manejo, bem como instalações apropriadas para o número de cabeças, origina um transtorno nos demais tópicos encontrados acima, desorganizando toda atividade produtiva", argumenta.
Alguns leitores também enfatizaram a falta de frigoríficos especializados e a comercialização desorganizada como problemas chave para o sucesso da atividade pecuária de ovinos e caprinos de corte.
Como se pode perceber, as deficiências técnicas nas propriedades ainda são muitas e em todos os setores do sistema de produção. Por isso é tão importante um planejamento completo, assistência técnica especializada e busca por informações confiáveis sobre a atividade em questão.
Participe da próxima enquete. A que você atribui a alta clandestinidade no abate de ovinos e caprinos?
Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint
Envie seu comentário: