Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Enquete: qual item mais encarece seus custos de produção atualmente?

postado em 06/09/2013

16 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A busca pela máxima eficiência tanto produtiva como econômica é imprescindível para qualquer atividade do agronegócio. Controlar os custos contribuiu com o aumento da produtividade e um planejamento financeiro é essencial antes do produtor iniciar qualquer negócio. 

Como exemplo, listamos alguns atributos que devem conter na planilha de custos: nº de animais, capital com máquinas, equipamentos e construções, mão de obra, disponibilidade de alimentos, gastos com medicamentos, área de terra, aquisição de ferramentas, etc.

O FarmPoint pergunta: atualmente, que item mais encarece os seus custos de produção na ovinocultura e/ou caprinocultura? Participe deixando seu comentário no box abaixo e compartilhe sua opinião!

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

heverson pinheiro

Jaguapitã - Paraná - Produção de leite
postado em 06/09/2013

alimentação e mão de obra

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 06/09/2013

Muitas pessoas começam a ovinocultura ou caprinocultura e esquecem que precisam fazer um bom planejamento,pois vc colocar na sua propriedade umas dúzias de ovelhas e querer que de lucro ,é impossível,mas para quem quer realmente ter sucesso com os pequenos ruminantes precisam realmente colocar tudo no papel, embora ele aceita tudo, mas uma pesquisa na área que vai atuar é muito importante se capacitar vc e seu colaborador e não esquecer que ponto de equilíbrio do seu negócio depende de cálculos,não esquecendo que quanto mais produção vc consegue baratear, devido ao custo fixo do empregado,para um colaborador vc precisa capacitá-lo num determinado tempo a cuidar de 300 a 600 ovelhas ,mais seus respectivos frutos e ter um projetos que facilite que o colaborador ou vc mesmo consiga ter bom desempenho.

Jorge Luís da Silva Pontes

São Jerônimo - Rio Grande do Sul - Ovinos/Caprinos
postado em 09/09/2013

Realmente mão de obra, proporciono cursos,seminários ,dias de campo, mas parecem satisfeitos, isso que dou um percentual de produção . Vamos adiante! Abraços

Bibiana Copetti Michelini

Carazinho - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 09/09/2013

Sem dúvida mão-de-obra. Nosso foco principal é a lavoura e às vezes falta tempo e mão-de-obra especializada para trabalhar na ovinocultura, que é um ramo delicado que precisa de atenção constante, especialmente durante a parição.

Leonardo José Lente

Cáceres - Mato Grosso - Engenheiro Agronômo
postado em 09/09/2013

Gastos com manutenção da pastagem, preparo de rações e mão de obra.
Abraços

José Carlos Barcelos dos Santos

Sentinela do Sul - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de lã
postado em 09/09/2013

No meu ver existe três tipos de criadores de ovinos,  o que tem por robe o pequeno  e o grande produtor e em cada modalidade tem diferentes tipos de despesas, o grande gasta mais em mão de obra equipamentos  e demais necessidades, mas com planejamento e capacitação terá um bom retorno financeiro, já o pequeno tem mais dificuldades, devido o entrave da comercialização e falta de capital de giro, e o que cria por robe, geralmente não depende desse tipo de atividade, cria poucos animais e tudo está bom.

Paula Røykenes

Førde - Hordaland - Noruega - Produção de ovinos de corte
postado em 09/09/2013

Aqui na Noruega, o que mais encarece a produção é obviamente a comida para o inverno. Esse ano o inverno foi extremamente longo e rigoroso, o que encareceu ainda mais a comida para esse inverno.

Elicias Pereira Santos

Lavras - Minas Gerais - Ovinos/Caprinos
postado em 10/09/2013

Penso que um  dos itens que eleva o custo de produção da atividade é alimentação de qualidade para os animais, principalmente no período seco.

wilson luis santini de carvalho

Jacareí - São Paulo - OUTRA
postado em 10/09/2013

alimentação, principalmente na época da seca, e mão de obra

Douglas

Recife - Pernambuco - Revenda de produtos agropecuários
postado em 10/09/2013

Alimentação, principalmente com relação à proteína. Aqui a troca do farelo de soja pelo farelo de algodão tem sido à saída para a minimização dos custos. E o resultado está sendo bastante satisfatório.

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 10/09/2013

O que muitas vezes temos que verificar quando a mudança de fonte proteica é a questão de adaptaçãp a nova fonte ,pois se não fizer gradualmente teremos  de 10 a 15 dias os animais sem ganhar muito peso e na questão de custo exemplo:
farelo de soja  R$63,00
farelo de algodão 38% -R$54,00
devemos pegar o preço da soja e dividirmos pela % de proteína = 63/46 =1,37
algodão  54/38 = 1,42.
Não compensa usar farelo de algodão neste preço pois a proteína está saindo mais caro  que o de soja, além da soja ser melhor aproveitada pelo organismo do animal.

alvaro ortega

Assunção - Central - Paraguai - Instituições governamentais
postado em 11/09/2013

Alimentacion y mano de obra

paulo duarte do valle filho

Presidente Prudente - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 12/09/2013

Raçao para engorda de cordeiros: creep e confinamento. Depois mão de obra

Wayne Thomas Enders

Natal - Rio Grande do Norte - Produção de ovinos de corte
postado em 12/09/2013

O que mais custa é alimentação - em grande parte por causa dos custos de adubo, etc, e de mão de obra (os custos de plantar, cuidar e colher milho e mandioca e a manutenção de piquetes irrigados de capim e leucena). O programa do governo de milho a baixo custo está me ajudando muito, mas não há segurança com respeito a este benefício.
Os custos de mão de obra no manejo geral vem em segundo lugar.
Os custos de outras fontes proteicas, remédios, vacinas, sais minerais, etc. contribuem significativamente para aumentar os custos, mas não são os principais.

Aristofanes Carneiro Ribeiro

OUTRA - OUTRO - Produção de ovinos de corte
postado em 16/09/2013

Minha propriedade atua em um projeto de sustentabilidade,em que a ovinocultura de recria e engorda é um dos seis negócios,gasto duas horas dia de mão de obra 60 horas mes com ovinos.Dizem que o custo da mão de obra no campo subiu 170% noa últimos 10 anos,mas me lembra do 100 dolares o salario mínimo hoje são 345 d[olares mais os 200 itens exigidos pela justiça do trabalho.No meu entender milhares de propriedades familiares serão abadonadas ou encorporadas nos proximos anos.Continuo afirmando que a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura não esta formada.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade