Duas entidades britânicas, a Country Land and Business Association (CLA) e a Scottish Rural Property and Business Association (SRPBA) publicaram recentemente um relatório onde condenam essa prática.
O relatório informou que a demanda da Comissão Européia pela identificação eletrônica tem o potencial de debilitar o setor ovino, que já está passando por dificuldades.
"A indústria ovina no norte já está balançando à margem da falência", disse o diretor do CLA North, Douglas Chalmers. "O custo de implementação da medida proposta é significante e resultaria em sérias repercussões econômicas, ambientais e sociais, atingindo muito além da agricultura".
O presidente da SRPBA, Luke Borwick, disse que a regulamentação prejudicaria uma indústria que já está em crise, sem fornecer ganhos óbvios de bem-estar ou eficiência. "Além disso, uma vez que a regulamentação somente será imposta em nações com um rebanho nacional de mais de 600 mil ovinos, eu não consigo ver como isso melhorará a rastreabilidade em toda a União Européia (UE)".
O relatório pede que a Comissão Européia desista totalmente das propostas ou - se considerar vital para a saúde pública - financie um esquema em sua totalidade.
A CLA está coletando assinaturas contra o esquema em eventos ou em seu site na internet.
A reportagem é do Thenorthernecho.co.uk, traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: