"Ótimo! Para o nosso produtor é ótimo! Quanto mais, melhor?
Infelizmente, com esses preços, cada vez menos o produtor vai trabalhar em cima da eficiência e profissionalismo, objetivando apenas desempenho (sem observar custos).
Digo infelizmente porque assim, com os preços praticados hoje, a carne de nossos ovinos não são para BRASILEIROS, ou seja, é um pouco difícil ter hábito de consumo de um produto tão caro, o que por sua vez nos impede de aumentar a produção. Além do mais, isso abre uma enorme brecha para técnicos picaretas enfiarem projetos mirabolantes (e financiados, claro!) goela abaixo em nosso produtores.
O caminho é a eficiência e não o maior preço. A bovinocultura já nos ensinou isso, nos seus erros e acertos".
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Genildo Fonseca Pereira
Apodi - Rio Grande do Norte - Pesquisa/ensino
postado em 18/08/2010
É Erique Pedro, realmente o preço da carne de ovinos ainda é muito alta para disputar com as carnes de bovino e frango, não é por menos que temos o menor consumo per capta entre as principais carne consumidas pelos brasileiros. Em quanto a carne bovina tem uma per capta de 35kg/hab/ano a de frango chegando aos 30kg/hab/ano a carne ovina não chega a 1kg/hab/ano (0,700kg/hab/ano). Realmente não temos como concorrer com preço que não é atraente para o consumidor, essa foi a estratégia dos criadores de frango para alcançar o grande consumo deste tipo de carne no Brasil "preços baixos" que o consumidor possa levar para casa e abastecer sua geladeira ou frezer com proteina de grande valor nutricional para a alimentação humana. Espero que os custos de produção desta atividade seja revisto para que esse preço não seja o vilão da atividade.