Na última segunda-feira (05), representantes do Governo do Estado e dos criadores estiveram reunidos na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para discutir algumas alternativas e investimentos para fomentar a criação de ovinos e caprinos no Espírito Santo.
Participaram do evento o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o subsecretário, Gilmar Dadalto, o coordenador do Programa Estadual de Pecuária, Pedro Cani, o presidente da Associação Capixaba de Criadores de Ovinos, Alcílio José Boechat, o representante da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Microrregião de Senhor do Bonfim (ACCOSB), Hélcio Alves de Souza, e a representante de um dos frigoríficos, Kátia Correia, dentre outros.
Segundo Enio Bergoli, as atividades apresentam potencial e, com o crescimento da demanda no mercado, é possível investir em novos projetos para fomentá-las no Estado.
"Criar ovinos e caprinos representa alternativas para a produção de carne, leite e derivados aos produtores rurais. Temos sim, o interesse de incentivar o desenvolvimento de novas ações direcionadas para o fortalecimento e crescimento do setor. Já temos um grupo de trabalho formado para identificar as oportunidades e as necessidades existentes para seguirmos de modo organizado", avaliou o secretário.
Números no Espírito Santo:
Ovinocultura:
- Número de estabelecimentos agropecuários com ovinos (unidades) - 1.161;
- Número de cabeças de ovinos (cabeças) - 33.558;
- Número de cabeças de ovinos/ovelhas (matrizes/cabeças) - 18.006;
- Número de cabeças de ovinos/carneiros (reprodutores/cabeças) - 4.080;
- Número de cabeças de ovinos/outros carneiros (cabeças) - 11.472.
Caprinocultura:
- Número de estabelecimentos agropecuários com caprinos (unidades) - 720;
- Número de cabeças de caprinos (cabeças) - 10.579;
- Número de cabeças de caprinos/cabras (matrizes/cabeças) - 5.711;
- Número de cabeças de caprinos/bodes (reprodutores/cabeças) - 1.623;
- Número de cabeças de caprinos/outros caprinos (cabeças) - 3.245.
As estratégias de infraestrutura no meio rural, no que diz respeito à agricultura estadual, estão previstas no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025.
O documento delineia o futuro desejável para a sociedade capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcançadas nas próximas duas décadas, e nas orientações de Governo 2007/2010. Ele está disponível na íntegra para a consulta no site www.seag.es.gov.br
As informações são do Governo do Espírito Santo, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: