Guedes disse que se sentia honrado pelo convite do presidente Lula. "É um enorme desafio substituir o ministro Roberto Rodrigues, uma das figuras mais preparadas do país para tratar dos temas da agricultura." O novo titular do Mapa disse também que pretende manter o diálogo com todos os setores do agronegócio.
Guedes ainda confirmou que dará prosseguimento às diretrizes estabelecidas por Rodrigues. "Estamos convencidos de que o Ministério da Agricultura está trilhando o caminho correto e nos cabe dar seqüência a esse trabalho. Obviamente, procuraremos avançar na consolidação dos projetos iniciados pelo ministro Roberto Rodrigues."
O novo ministro informou que o presidente Lula autorizou hoje a liberação dos R$ 42,6 milhões previstos para o reforço do prêmio ao seguro agrícola. "Essa é uma lei aprovado no atual governo e é um projeto prioritário", destacou Guedes, engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, com curso de pós-doutorado pela Universidade de Córdoba (Espanha).
Entre os temas que terão continuidade com o novo ministro estão programas de sanidade, certificação de origem e promoção comercial. "Também pretendemos manter um relacionamento estreito com todos os segmentos vinculados à agricultura", reiterou, acrescentando que no atual governo foram criadas 27 câmaras do agronegócio, compostas por representantes dos setores privado e público.
Além da secretária-executiva do Ministério da Agricultura, onde estava desde o final de 2004, Guedes presidiu a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no atual governo. "Ele é um homem de confiança do presidente Lula e totalmente integrado a nossa equipe", enfatizou Tarso Genro, ao anunciar o nome do novo ministro. Roberto Rodrigues também participou da reunião em que Lula convidou Guedes para o cargo.
As informações são do MAPA.
Envie seu comentário: