Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Espanha: apesar de subsidiado, setor ovino tem baixa

postado em 08/04/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O setor ovino da Espanha se encontra em pleno processo de reestruturação, após um longo período de crise. O governo europeu lançou uma campanha para garantir subsídios aos produtores até 2013. Na campanha, o produtor terá um pagamento único por propriedade rural.

Na opinião do gerente da cooperativa Cordesur, Rafael Crespo, a campanha já está levando a uma diminuição, tanto no número de criadores como do próprio rebanho que, no norte da província de Córdoba, está em cerca de 650.000 cabeças.

"Muita gente está replanejando seu futuro e está decidindo abandonar o setor ao contar com essas ajudas garantidas durante quatro anos", disse ele e, de fato, os dados do Ministério do Meio-Ambiente e Meio Rural e Marinho apontam uma média de 20% de baixa a nível nacional.

No entanto, Crespo estimou que a pior parte do desaparecimento do setor ocorrerá em regiões como Aragón pela própria estrutura das fazendas, enquanto que no norte de Córdoba, esse fenômeno será menor devido ao tipo de fazendas e dos pecuaristas.

Ele disse que os pequenos proprietários, com uma média de 200 cabeças, assim como os produtores antigos, estão abandonando a atividade. Por outro lado, está sendo notado em Los Pedroches e Guadiato outro fenômeno: o da concentração da pecuária nas mãos dos grandes proprietários.

Outra razão pela qual Córdoba não sentirá tanto os efeitos da reestruturação é a situação ruim do resto dos setores pecuários, como é o caso do setor bovino e suíno, bem como o de cereais.

A reportagem é do AbcdeSevilla.es, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade