Com o fim de manter sua viabilidade através da redução de custos, melhora da comercialização e execução de planos de qualidade adaptados a suas próprias características,
o MARM tem estruturado uma série de ações destinadas a favorecer a concentração empresarial e a especialização, a promoção de acesso à atividade a jovens agricultores, o fomento das produções tradicionais obtidas das raças autóctones espanholas, a aplicação de boas práticas pecuárias e medidas de fomento em zonas desfavorecidas.
O plano integral, que oferece alternativas eficazes para uma reestruturação harmônica do setor para o período de 2009-2013 conta com um novo regime de pagamentos diretos da Política Agrícola Comum (PAC) no marco do desacoplamento total - 7,2 milhões de euros (US$ 9,62 milhões) em pagamentos adicionais por qualidade e 26,2 milhões de euros (US$ 35,01 milhões) em pagamentos destinados aos tipos produtivos mais vulneráveis economicamente. Esse Plano conta com novas ajudas estatais orientadas à dinamização do setor, que supõem um total de 35,7 milhões de euros (US$ 47,70 milhões).
O Plano também contempla campanhas específicas de promoção do consumo, bem como uma iniciativa legislativa para o estabelecimento de um sistema de identificação facultativa da carne de cordeiro e cabrito para melhorar a transparência e rastreabilidade, com o estabelecimento da etiqueta de qualidade para a carne de cordeiro e de cabrito, a certificação por órgãos independentes das carnes obtidas e etiquetadas e um sistema específico de rotulagem para carne congelada certificada, que permitirá contar com um produto congelado de grande qualidade no mercado.
A diretora geral da Indústria e Mercados Alimentares, Isabel Bombal, apresentou uma campanha de informação e promoção do consumo de produtos de ovinos e caprinos, que tem como objetivo melhorar o conhecimento e tornar mais cotidiano o consumo desses produtos.
As mensagens transmitidas pela campanha, onde foram investidos 145.000 euros (US$ 193,75) identificam o consumo desses produtos com sabor, tradição e desenvolvimento rural. A campanha, que será divulgada por meio de anúncios e reportagens na televisão, rádios e através da página na internet, www.alimentacion.es, inclui o envio de um dossiê informativo sobre esses produtos a umas 500 empresas de catering, com o objetivo de que incluam carne de cordeiro e cabrito em seus menus diários.
Em 25/03/10 - 1 Euro = US$ 1,33626
0,74823 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
A reportagem é do Agrodigital, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: