O manual destaca que o setor ovino de carne ecológica está em expansão e ocupa 24% das propriedades, o segundo lugar em importância das produções ecológicas na Espanha, principalmente em Andalucía, Extremadura, Cataluña e Castilla-La Mancha.
O ponto de partida da pecuária ecológica é a integração "sustentável e equilibrada" dos animais com a agricultura e com o meio-ambiente. Nesse contexto, os animais aproveitam os recursos alimentícios que o entorno oferece e exercem funções benéficas para a propriedade, como a melhora da fertilidade dos solos e o controle biológico de ervas e arbustos.
Nessas condições, o manual recomenda o uso de raças locais já que se adaptam melhor às condições de cada entorno e modelo de produção. Nesse aspecto, a diversidade de entornos e sistemas de produção se traduz em um "amplo leque" de raças locais que coexistem por todo o território nacional e que estão muito bem adaptadas às condições que cada meio produtivo oferece.
Em outro parágrafo, esse guia fornece uma série de dados técnicos sobre a produção ecológica de ovinos na Espanha, como o número de cabeças existentes, hectares destinados a pastos e tabelas econômicas de ganhos e gastos desse tipo de propriedade.
Por último, o manual faz uma referência à cadeia de cordeiro ecológico, destacando o preço superior recebido pelo produtor no canal ecológico frente ao convencional em 34%.
A reportagem é do Infocampo.com, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: