Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Especialista comenta sobre a ovinocultura no MT

postado em 09/09/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A leitora do FarmPoint Élide Mazer comentou o artigo publicado na seção Conjuntura de Mercado "Carne ovina: produção doméstica e importações 2008". Élide fala sobre a ovinocultura no Mato Grosso, que não tem uma política séria no estado para que os produtores possam investir e ter retorno, muito pelo contrário, muitos já se sentem desestimulados e param com a atividade. Ela não entende como um estado como Mato Grosso, tão rico, tão grande, que tem tudo para ser o maior produtor do mundo em ovinos, deixa os produtores tão frustados. O autor do artigo, Daniel de Araújo Souza, médico veterinário e especialista em sistemas de produção, dá a sua opinião sobre o assunto. Confira:

"Realmente é de se estranhar a situação aí no Mato Grosso. O Estado têm praticamente a mesma quantidade de ovinos que o Mato Grosso do Sul e mais que o dobro de Goiás, e não sei por que, no Sistema de Inspeção Federal não há quaisquer números referentes ao MT, mesmo parecendo haver frigoríficos ativos com SIF no Estado. Fora alguns grandes projetos como na região de Nova Mutum. O que acontece de fato?

Se a questão é política, cabe as associações de produtores e criadores fazerem uma representação frente aos dirigentes políticos, propondo e cobrando políticas públicas que incentivem e estimulem à atividade. Me parece que já há algumas iniciativas a esse respeito mas não sei a quantas se encontram.

De qualquer forma, acho que nessa situação o setor produtivo deve pressionar seus dirigentes e cobrar iniciativas que viabilizem a implantação de plantas frigorificas, de unidades de produção, de canais de distribuição e comercialização dos produtos, inclusive para outros Estados.

O potencial do MT é imenso, assim como, de toda a região Centro-Oeste, mas é uma questão de tempo. Realmente creio que as coisas irão melhorar mas também sei que não é nada fácil a situação vigente!!"


Mariana Paganoti - Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade