"Realmente é de se estranhar a situação aí no Mato Grosso. O Estado têm praticamente a mesma quantidade de ovinos que o Mato Grosso do Sul e mais que o dobro de Goiás, e não sei por que, no Sistema de Inspeção Federal não há quaisquer números referentes ao MT, mesmo parecendo haver frigoríficos ativos com SIF no Estado. Fora alguns grandes projetos como na região de Nova Mutum. O que acontece de fato?
Se a questão é política, cabe as associações de produtores e criadores fazerem uma representação frente aos dirigentes políticos, propondo e cobrando políticas públicas que incentivem e estimulem à atividade. Me parece que já há algumas iniciativas a esse respeito mas não sei a quantas se encontram.
De qualquer forma, acho que nessa situação o setor produtivo deve pressionar seus dirigentes e cobrar iniciativas que viabilizem a implantação de plantas frigorificas, de unidades de produção, de canais de distribuição e comercialização dos produtos, inclusive para outros Estados.
O potencial do MT é imenso, assim como, de toda a região Centro-Oeste, mas é uma questão de tempo. Realmente creio que as coisas irão melhorar mas também sei que não é nada fácil a situação vigente!!"
Mariana Paganoti - Equipe FarmPoint
Envie seu comentário: