"Na prática não há diferenças entre o Dorper e o White Dorper, exceto a cor (um possui o pescoço/cabeça negro enquanto o outro é todo branco) e a pigmentação (o Dorper possui uma pele mais pigmentada), e ambas as raças compartilham o mesmo padrão.
Apenas existe uma diferença histórica a nível de desenvolvimento de cada variedade.
Enquanto o Dorper é resultado de cruzamentos seguidos entre animais meio-sague F1 Dorset Horn X Blackhead Persian originados a partir de cruzamentos entre reprodutores Dorset Horn e fêmeas Blackhead Persian, o White Dorper é resultado de cruzamentos absorventes de reprodutores brancos meio-sangue F1 Dorset Horn X Blackhead Persian sobre fêmeas Merino, com posterior inclusão de algum sangue Van Rooy (uma raça branca do tipo rabo-largo existente na África do Sul) via cruzas Dorset Horn X Van Rooy.
Apesar dessa pequena diferença no desenvolvimento das raças, geneticamente, as duas variedades são praticamente idênticas.
Sobre a indicação de qual raça usar, vai depender de seus objetivos, mas creio que a Dorper, por ter maior pigmentação seja a mais indicada para Centro-Oeste. Além disso, a variedade White Dorper é minoria dentro da raça, o que faz com que seus preços sejam um pouco mais altos, em média.
Quanto a relação carneiro:ovelha, irá depender muito do potencial andrológico do reprodutor e de sua líbido, assim como, da forma como ele será usado. Como me parece que o objetivo é realizar monta a campo um percentual de 3% de reprodutores em relação ao número de matrizes é recomendado.
Os valores no mercado de carneiros PO variam de R$ 2.000,00 a 4.000,00. Se você quer fazer cruzamentos apenas para produzir carne, o uso de animais PC também é viável e eles são mais baratos.
De qualquer forma e considerando o valor de aquisição, lhe recomendaria analisar formas mais interessantes de utilizar os reprodutores em cruzamentos, o que reduziria o capital imobilizado em animais e reduziria o custo de produção. Dê uma lida no artigo "Otimizando o uso de reprodutores" na seção Dicas de Sucesso do FarmPoint, onde se aborda justamente essa questão."
Mariana Paganoti - Equipe FarmPoint
Envie seu comentário: