Eles continuam observando se realmente fica mais em conta criar um animal menor, já que ele come e bebe menos, além de ocupar um menor espaço. O que eles querem saber é se, financeiramente, a troca do bovino pelo caprino ou ovino é boa ou não. A prática mostrou que onde se cria 10 vacas, dá para se criar 50 ovelhas.
Para conversar sobre o assunto, o programa Nossa Terra entrevistou o médico veterinário Olivardo Facó, pesquisador da Área de Melhoramento Genético Animal da Embrapa Caprinos e Ovinos no Ceará, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre as vantagens da criação de caprinos e ovinos nos períodos de mudanças climáticas e quais os cuidados que os agricultores devem tomar nesses períodos para não prejudicar a produção de carne.
Olivardo Facó explicou que em regiões com problemas de desertificação, como o semiárido nordestino, que sofre com longos períodos de estiagem, é mais vantajoso criar animais de pequeno porte, que apresentam mais resistência às variações climáticas. Além disso, quanto menor o organismo do animal, menor será a preocupação com a disponibilidade de alimento.
No entanto, o médico veterinário ressaltou que não é todo ovino ou caprino que possui resistência às mudanças no clima. Segundo ele, existem raças dentro dessas espécies que são extremamente especializadas, seja para a produção de carne ou para a produção de leite, por exemplo. Isso porque essas raças especializadas foram selecionadas em um outro ambiente, com grande disponibilidade de alimento e água para produzirem em nível elevado. Logo, elas não possuem o mesmo grau de adaptação que aquelas chamadas de raças localmente adaptadas.
De um modo geral, Olivardo Facó destacou que os caprinos e ovinos são mais adaptáveis às mudanças climáticas que os bovinos, apesar de também existirem raças localmente adaptadas na espécie bovina.
As informações são da Agência Brasil, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Walderi Francisco de Carvalho OLiveira
Palmas - Tocantins - Produção de ovinos de corte
postado em 26/01/2015
Seria interessante se o autor tivesse relacionado as raças de ovinos localmente adaptadas para a região, de forma a facilitar a tomada de atitude do criador.