O objetivo da oficina foi preparar as merendeiras das escolas municipais para fornecimento de alimentação com as carnes desses animais. Após a oficina, os estudantes e convidados participaram de uma degustação dos pratos. A ideia era acompanhar o índice de satisfação com as novas receitas. A introdução dos produtos no cardápio da merenda escolar na rede municipal de ensino, acontecerá a partir do mês de junho e faz parte da política do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O baixo teor calórico, a fácil digestão e a valorização do mercado local são garantias no consumo das carnes.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, o Piauí é o terceiro maior produtor de ovinos e caprinos do Brasil. Já Monsenhor Gil, tem um rebanho de cerca de dez mil animais.
Recentemente, por meio de edital de licitação, a merenda escolar do município passou a contar com as carnes de caprinos e ovinos. A previsão é que o volume a ser repassado à prefeitura, entre maio e dezembro desse ano, ultrapasse os dois mil quilos.
O produto será fornecido por pequenos produtores ligados à uma associação, atendida pelo Sebrae no Piauí, e pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura.
Confira abaixo fotos da Oficina:
As informações são do Sebrae, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Alexis Reyes
Punta del Este - Maldonado - Uruguai - Emprendimentos Ovinos/ Carnes e sub produtos
postado em 25/05/2013
PARABÉMS EM DOSIS DUPRA !! Para quem desarrolhou a ideia.
Em primer lugar, por que permite incluir nesse consumo, os nívels de populacao de renda baixa, e abre as ideias de que o produto seja principalmente destinado a consumidores de alto nivel de renda.
Entao, meu agradecimento humano por considerar a inclusao dessa lternativa, na alimentacao dessas criancas. Animo a muitos municipios e Governacoes de estado, a fazer réplica dessa iniciativa!!! Alimentacao de alto nivel, saude e cerebros de alto nivel...
En segundo, por que possibilita aos produtores expandir sua producao, tendo o apoio do estado, e além disso, otorga dignidade a familia dos produtores, sabendo que esta contribuindo na alimentacao dos filhos da sua terra.
Me desculpen brasileiros,mas acho que vou roubar essa ideia para nos aqui no Uruguay..!!