Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Estudantes no Piauí terão carne caprina e ovina na merenda escolar a partir de junho

postado em 23/05/2013

7 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Nutricionistas e merendeiras participaram de uma Oficina de Preparação de Merenda Escolar com carne caprina e ovina, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Monsenhor Gil, cidade localizada a 56 quilômetros ao sul de Teresina.

O objetivo da oficina foi preparar as merendeiras das escolas municipais para fornecimento de alimentação com as carnes desses animais. Após a oficina, os estudantes e convidados participaram de uma degustação dos pratos. A ideia era acompanhar o índice de satisfação com as novas receitas. A introdução dos produtos no cardápio da merenda escolar na rede municipal de ensino, acontecerá a partir do mês de junho e faz parte da política do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O baixo teor calórico, a fácil digestão e a valorização do mercado local são garantias no consumo das carnes.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, o Piauí é o terceiro maior produtor de ovinos e caprinos do Brasil. Já Monsenhor Gil, tem um rebanho de cerca de dez mil animais.

Recentemente, por meio de edital de licitação, a merenda escolar do município passou a contar com as carnes de caprinos e ovinos. A previsão é que o volume a ser repassado à prefeitura, entre maio e dezembro desse ano, ultrapasse os dois mil quilos.

O produto será fornecido por pequenos produtores ligados à uma associação, atendida pelo Sebrae no Piauí, e pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura.

Confira abaixo fotos da Oficina:


















As informações são do Sebrae, adaptadas pela Equipe FarmPoint.  

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Alexis Reyes

Punta del Este - Maldonado - Uruguai - Emprendimentos Ovinos/ Carnes e sub produtos
postado em 25/05/2013

PARABÉMS EM DOSIS DUPRA !! Para quem desarrolhou a ideia.
Em primer lugar, por que permite incluir nesse consumo, os nívels de populacao de renda baixa, e abre as ideias de que o produto seja principalmente destinado a consumidores de alto nivel de renda.
Entao, meu agradecimento humano por considerar a inclusao dessa lternativa, na alimentacao dessas criancas. Animo a muitos municipios e Governacoes de estado, a fazer réplica dessa iniciativa!!!  Alimentacao de alto nivel, saude e cerebros de alto nivel...
En segundo, por que possibilita aos produtores expandir sua producao, tendo o apoio do estado, e além disso, otorga dignidade a familia dos produtores, sabendo que esta contribuindo na alimentacao dos filhos da sua terra.
Me desculpen brasileiros,mas acho que vou roubar essa ideia para nos aqui no Uruguay..!!

Demis Menezes

Palmas - Tocantins - Pesquisa/ensino
postado em 25/05/2013

Muito boa iniciativa, deve ser seguida por outros municípios. Parabéns

Roberis Ribeiro da Silva

Salvador - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 26/05/2013

Atitude bastante inteligente e lógica. Para isso é que temos PAA e PNAE.

Alberto Juan

Salto - Salto - Uruguai - Mídia especializada/imprensa
postado em 27/05/2013

" Felicito también a los creadores de esta idea y les deseo "Fuerza " a aquellos que impulsan esta buena idea.
Voy a ser Cómplice de mi compatriota para robar la idea.-
Una cosa muy importante: Que haya continuidad en la Oferta ; tanto los consumidores como los encargados de preparar las comidas se "decepcionan" si por alguna causa se interrumpe el abastecimiento.-
Buena idea para empezar con los " Menores " a conocer la carne ovina.......................

agenor correia de lima junior

são sebastião do umbuzeiro - Paraiba - Servidor Público Federal
postado em 28/05/2013

Que a ideia possa ser seguida outros municípios da região Nordeste como também de outras regiões do Brasil e de outros Países. Essa política de valorização da carne caprina e ovina é uma importante estratégia para o aumento do consumo da dessas carne.  

Parabéns.

ricardo alex costalonga nicoli

Resplendor - Minas Gerais - Produtor Rural
postado em 28/05/2013

Ideia maravilhosa , sou do Sudeste , e gostaria de ter alguma materia ou seja receitas de como preparar esta belissima comida que leva o prato principal carne de caprinos e ovinos, parabens

josé Carlos Rodrigues da Luz

Serra Talhada - Pernambuco - Consultoria/extensão rural
postado em 02/06/2013

Olá senhores!  A idéia  é boa. O Município de Serra Talhada já utilizou este sistema e deu certo. Se for  bem administrado  o comprar e o aplicar bem o seu destino , certamente funcionará. Gostaria de saber de vocês a que preço este produto está sendo cotado  na compra da merenda escolar e na venda de mercado  nesta região?  Mercado  é garantido o que falta é produzir com qualidade alimentar e boa sanidade, o mais, é a lei da oferta e da procura e o apoio positivo dos órgãos governamentais (Estados e Municípios).
Parabéns , Abraços JCLUZ, 02.06.2013

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade