A falta de habilidades de comunicação pode ser uma das causas de os produtores pararem com esquemas de fertilidade do rebanho, programas de controle de mastite ou programas de aconselhamento de saúde, simplesmente porque os veterinários não foram capazes de comunicar seus conselhos de uma forma profissional ou entender os processos necessários.
A prática de aconselhamento veterinário na produção animal é, entretanto, caracterizada por uma comunicação mais complexa em diferentes níveis. Enquanto a comunicação orientada à pessoa é um processo permanente entre veterinários e clientes com uma perspectiva pessoal e define o papel da interação, a comunicação orientada a problemas lida com dificuldades emergentes; o objetivo é resolver um problema agudo de saúde. A solução – comunicação orientada é a forma de comunicação em que ambos, veterinário e cliente, resolvem situações de longa data ou problemas com o objetivo de melhorar a saúde do rebanho e, subsequentemente, o desempenho de produtividade. Todas essas três formas de comunicação se sobrepõem.
Baseado nesse modelo, parece útil para a prática veterinária oferecer serviços curativos e de aconselhamento, mas manter esses dois separados quando for apropriado. Na educação veterinária, as estratégias e técnicas necessárias para a comunicação orientada à solução devem ser incluídas no ensino das habilidades de comunicação.
Para ler o estudo completo (em inglês), acesse o link: http://www.irishvetjournal.org/content/64/1/8.
aleques
OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 18/06/2014
legal