Os projetos foram elaborados pelas professoras Maria Dulcinéia da Costa e Eleuza Clarete Junqueira de Sales, que atuam no curso de zootecnia e no mestrado em ciências agrárias. Os levantamentos deverão ser concluídos no período máximo de dois anos.
"Alternativas de cruzamentos para produção de ovinos no norte mineiro" foi elaborado por Maria Dulcinéia, doutora em melhoramento genético. O estudo receberá financiamento de R$ 36 mil. Segundo ela, o objetivo é avaliar os resultados do cruzamento de ovinos da raça Santa Inês (Puro de Origem - PO) com os da raça Dorper, verificando o aumento da produção, ganho de peso, eficiência reprodutiva e qualidade da carcaça.
De acordo com a pesquisadora, a raça Santa Inês adapta-se bem na região semi-árida, mas apresenta algumas deficiências no ganho de peso e qualidade de carcaça. "A partir do cruzamento com a Dorper, que é uma raça africana, vamos verificar os melhoramentos genéticos", observou.
O outro projeto de pesquisa que será financiado pelo BNB/Etene é o "Caracterização do capim buffel manejado em duas alturas de resíduos pós-pastejo com caprinos no Norte mineiro" e receberá recursos da ordem de R$ 28,4 mil. Os estudos de Eleuza serão realizados na Fazenda Experimental da Unimontes, em Janaúba.
De acordo com a professora, o objetivo é avaliar os efeitos do uso do capim buffel no manejo de caprinos de corte no semi-árido mineiro, "buscando contribuir para o manejo e a alimentação dos caprinos de forma adequada, garantindo a sustentabilidade da pastagem".
As informações são do governo de Minas.
Walter Celani Junior
Uberaba - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 11/10/2007
Apenas como lembrança, o Dorper não é uma raça africana e sim produto de cruzamento de duas raças. Dorset (raça inglesa) e Black Head Persian.