As exportações de carne de cordeiro da Austrália aos EUA durante agosto caíram em 71% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 1,703 mil toneladas. A baixa oferta de cordeiros pesados da Austrália contribuiu com a queda, pressionando os preços de importação da carne de cordeiro para cima. Relatórios dos importadores dos EUA indicam que a carne de cordeiro australiana está atualmente muito cara para ser vendida no varejo, especialmente com as famílias norte-americanas tendo que conter seus gastos.
As exportações de carne de cordeiro da Nova Zelândia aos EUA até agora neste ano (de janeiro a julho) caíram em 12% com relação ao mesmo período de 2007, para 11,063 mil toneladas. Os abates de cordeiros na Nova Zelândia foram similares aos do ano passado, apesar de terem sido menores que as de 2007 nos últimos dois meses. A produção de carne de cordeiro da Nova Zelândia começará a aumentar no próximo mês, em direção ao pico sazonal em novembro, apesar de que a disponibilidade de cordeiros pesados adequados ao mercado dos EUA deverá sofrer o impacto das atuais condições de seca.
A produção de carne de cordeiro dos EUA em julho caiu em 2% com relação a 2007, para 6,214 mil toneladas. Os rebanhos de ovinos adultos e cordeiros continuam declinando, com dados recentes mostrando que o rebanho em 1 de julho de 2008 era de 7,35 milhões de cabeças - 3% a menos que em julho de 2007. As previsões para a reconstrução dos rebanhos ovinos dos EUA parecem limitadas, à medida que os estoques ovinos de cria também registraram queda de 3% em 2007, para 4,42 milhões de cabeças. O índice de preços agrícolas dos EUA recebidos por ovinos adultos durante agosto caiu 6% com relação ao ano anterior, enquanto o índice de preços recebidos para cordeiros aumentou em 4%.
A contínua baixa oferta da Austrália e a redução dos anteriormente altos estoques de cortes congelados de carne de cordeiro neozelandesa nos EUA levará a um situação interessante de oferta de carne de cordeiro à medida que se aproxima do inverno - período de alto consumo de carne de cordeiro.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: