A pesquisa foi iniciada em resposta ao dramático aumento no número de caprinos leiteiros no último Censo de Agricultura, de 2002, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) registrou 1,146 mil fazendas em Nova York tendo 12,822 mil caprinos leiteiros. Isso representa 68% de aumento com relação aos 5 mil animais existentes em 1997. O número de ovinos leiteiros não foi registrado no Censo Nacional, mas estima-se que também houve aumento neste Estado.
Caprinos leiteiros
As pesquisas foram completadas por 210 fazendas de caprinos leiteiros, que reportaram ter 7,156 mil animais ou 56% do total do rebanho estimado no Estado. O tamanho médio do rebanho é de 34 cabeças. A produção média anual para cada cabra leiteira foi de 473,177 litros.
Metade (49%) do leite de cabra produzido em Nova York foi utilizado na produção de queijos, enquanto um quarto do leite foi usado para o consumo fluido. Quantidades menores de leite foram usadas na fabricação de iogurte, sorvete e produtos não alimentícios.
A idade média das fazendas é de 13 anos, com 83% delas tendo menos de 10 anos. O tamanho médio das operações é de 23,4 hectares.
Ovinos leiteiros
Quarenta e nove fazendas responderam à pesquisa de operações leiteiras de ovinos, tendo 2,585 mil animais. O tamanho médio do rebanho é de 53 cabeças, sendo a produção média anual por cabeça de 155,202 litros.
O leite de ovelha produzido em Nova York é principalmente usado na produção de queijos e iogurte, com quantidades menores consumidos na forma fluida ou em produtos não alimentícios.
Assim como no caso das operações de caprinos leiteiros, a maioria das de ovinos leiteiros tem menos de 12 anos. O tamanho médio das fazendas é de 39,66 hectares.
Com somente 15 fábricas de processamento de leite caprino e cinco de leite ovino em Nova York, uma das maiores preocupações das fazendas é o transporte e distribuição. A maior preocupação entre os pesquisados se refere às regulamentações de segurança alimentar.
A pesquisa foi conduzida em janeiro de 2005 pelo Serviço de Estatísticas Agrícolas de Nova York, que pesquisou 2,376 mil fazendas identificadas como operações de caprinos e/ou ovinos leiteiros. A pesquisa teve 98% de taxa de resposta, com 2,332 mil fazendas respondendo e reportando, entretanto, que somente 259 participantes indicaram que suas operações eram dedicadas à produção de leite.
Envie seu comentário: