Nesta semana, a Eurofarma fechou a compra, por valor não revelado, de 11 marcas que pertenciam à paranaense Allvet. A negociação estendeu-se por cinco meses. Com a nova linha, que inclui, entre outros, antiparasitários, fortificantes e vitaminas, a empresa vai atuar também na prevenção de doenças que atacam bovinos. A aquisição foi apenas das marcas - a fabricação continuará a cargo da Allvet, que tem planta em Londrina (PR).
Com a transação, a Eurofarma complementa sua atuação no mercado de saúde animal, até então concentrada na oferta de medicamentos utilizados no combate às doenças, e não em sua prevenção, segundo Taís Ramadan, gerente de novos negócios da Eurofarma. No setor veterinário, a companhia atua por meio da Pearson Saúde Animal, voltada principalmente aos segmentos de bovinos e suínos.
O mercado de sanidade animal movimenta R$ 2,7 bilhões por ano, segundo dados do Painel Geral da Indústria Veterinária (PAIGV) citados pela companhia. A fatia da Eurofarma nesse bolo é somente de 0,92%, mas, apenas com a compra das 11 marcas da Allvet, a empresa pretende passar a 1,74% até o fim de 2010. Com isso, ainda de acordo com dados apresentados pela Eurofarma, a empresa pode subir da 21ª para a 15ª posição no ranking geral das empresas do setor.
A ampliação do portfólio de marcas tem sido feita por meio da Pearson. Em outra frente, a Eurofarma prepara para o próximo ano sua entrada na seara de vacinas contra a febre aftosa, um dos filões mais importantes no mercado de saúde animal. Neste ano, a produção-piloto já será levada a cabo, segundo a companhia.
O projeto, criado há três anos, ocorre sob o guarda-chuva de uma outra unidade, a Inova Biotecnologia Saúde Animal. A Inova nasceu com a união entre a Eurofarma e a Hertape Calier Saúde Animal. O plano prevê início de comercialização das vacinas na primeira metade de 2010.
A matéria é de Patrick Cruz, publicada no Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
Envie seu comentário: