O julgamento da raça Corriedale, por exemplo, foi acompanhado por representantes do Uruguai e da Nova Zelândia. O presidente da Associação de Corriedale do Uruguai, Ruben Etcheveria, e o técnico da Arco Sérgio Munhoz julgaram os inscritos.
De acordo com Joaquim Francisco Mesquita da Costa, criador há cerca de 40 anos, em Caçapava do Sul, Corriedale é a raça de ovinos predominante no Rio Grande do Sul, 'pois mais de 50% são Corriedale ou cruza de Corriedale'. O rebanho ovino está em um processo de retomada no Estado, mas o preço da lã é considerado insatisfatório.
A Cabanha Cristal, de Santiago, entrou para o hall dos grandes campeões da raça corriedale, ontem, na Expointer. João Batista Cardoso arrematou o grande campeonato com um borrego 2 dentes, estreante em Esteio.
A cabanha Santa Patricia, de Santa Margarida do Sul, venceu com a ovelha com cria ao pé (box 105). Em seis anos, são quatro grandes campeonatos, um título de reservado e dois destaques como Ovino Lã em Esteio.
Além dos julgamentos, acontecerá hoje um encontro de negócios promovido pela Farsul, Senar e Casa Rural. Na quinta-feira, haverá reunião da Câmara Setorial de Ovinos e Caprinos do Mapa.
As informações são do Correio do Povo e da assessoria de imprensa da Expointer.
Envie seu comentário: