França e Reino Unido continuam sendo os principais mercados de exportação, representando 76% dos volumes de exportação da Irlanda. Entretanto, fortes aumentos nos envios foram registrados na Bélgica, Alemanha e Suécia, à medida que os exportadores continuam garantindo novos negócios e o crescimento dos negócios com os clientes existentes nesses mercados.
Esses três mercados estão se tornando participantes formidáveis em termos de maiores retornos de preços para a indústria de carne ovina irlandesa. De acordo com dados do Global Trade Information Services Inc. (GTIS), o valor das exportações de carne de cordeiro da Irlanda cresceu a uma taxa mais rápida na Bélgica, Alemanha e Suécia do que em outros mercados de exportação nos primeiros dez meses de 2011.
Durante o período de janeiro a outubro de 2011, o volume de exportações de carne de cordeiro irlandesa à Alemanha cresceu 23%, enquanto o valor aumentou 49% quando comparado com o mesmo período de 2010. Uma situação similar foi refletida na Suécia, onde o volume e o valor cresceram 34% e 56%, respectivamente. Isso se compara à situação do Reino Unido, onde o valor e o volume cresceram a uma taxa igual de 22%. No caso das exportações de carne de cordeiro irlandesas à França, o volume caiu em uma pequena margem (1%) e o valor cresceu 5%.
Certamente, o desenvolvimento de mercados de exportação que fornecem um maior retorno de mercado à indústria ovina irlandesa é bem vindo e é um fator significante na sustentação de um setor viável.
Em 27/01/12 - 1 Euro = US$ 1,30147
0,76828 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
A reportagem é do site do Bord Bia (www.bordbia.ie), traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: