Embora a heterogeneidade tenha caracterizado o desempenho dos diferentes grupos de produtos no mês passado, os grandes setores, como as carnes (15,5%), o complexo soja (6,7%) e o café (14,8%) tiveram incremento em relação ao mesmo período do ano anterior.
A alta de preços das carnes garantiu o desempenho positivo do produto. No caso do frango in natura, o incremento de 27,3% na receita foi causado pela elevação de 28,4% nos preços. Já o valor das exportações da carne bovina in natura teve redução de 11%, apesar do aumento de 32,3% nos preços. As receitas de carne suína in natura também se beneficiaram com o aumento de preço (32,7%), obtendo um incremento de 28,2%.
No acumulado de 2008, a exportação de produtos de origem animal tiveram um aumento de 22,7% em relação aos três primeiros meses do ano passado. Entretanto, as importações desses itens cresceram 23,5%.
Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações brasileiras em março de 2008 (US$ 450 milhões), acompanhados pelos Países Baixos (US$ 420 milhões). Estes últimos se destacam pelo crescimento de 13% em relação ao mesmo mês no ano passado. Nem o embargo da União Européia à carne bovina desbancou o bloco como principal cliente, que, inclusive, aumentou a importação dos produtos nacionais (6,9%).
As informações são do Mapa.
Envie seu comentário: