Das exportações totais ovinas, 74,1% corresponderam a lã e produtos de lã, cujas vendas totalizaram US$ 16,6 milhões, aumentando 6,9% com relação à safra anterior.
Ao analisar o comportamento de cada um dos produtos ovinos, observa-se que as exportações de carne ovina cresceram 71,9%, alcançando os US$ 5,4 milhões. As exportações de peles lanares totalizaram US$ 115 mil, aumentando 53,7%. No entanto, as exportações de ovinos em pé caíram 96,4%, ficando em US$ 297,6 mil.
Tabela 1. Exportações do setor ovino (em dólares americanos)
Em termos de volume, as exportações totalizaram 4,8 milhões de quilos de lã equivalentes base suja (considerando lã suja, lavada e cardada), 0,4% a menos que no mesmo mês de 2006. Do total, 63,1% era lã cardada, 22,7% lã suja e 14,1% lã lavada. As exportações uruguaias de lã suja caíram 5%, as de lã cardada, 1%, enquanto as de lã lavada aumentaram 11,6%.
Considerando em termos de valor, as exportações de lã suja, lavada e cardada totalizaram US$ 13,7 milhões, o que implica um aumento de 12,8% com relação ao primeiro mês da safra de 2006/07. Ao analisar os diferentes subprodutos que integram as exportações de lã e produtos de lã, observamos que os tecidos apresentaram queda significativa (50,7%) e não foram exportados tapetes. No entanto, o restante dos subprodutos apresentou aumentos, que ficaram entre 6% (lã lavada) e 106% (desperdícios). Vale destacar, o crescimento nas exportações de roupas de lã (produto com alto valor agregado) que alcançou 84,6%.
O principal destino das exportações de lã suja, lavada e cardada continuou sendo a China, com 47,7% do total registrando um aumento de 2,4%. Em seguida vieram Alemanha (18,3% do total), Itália (13,2% do total), Bulgária (5% do total), Irã (3,4% do total) e Turquia (2% do total).
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