Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Fernando Alvarenga: "o desafio é aumentar a eficiência reprodutiva e habilidade materna e diminuir os custos de manutenção"

postado em 27/10/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Em palestra apresentada aos participantes do 5º Sincorte, o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, Fernando Alvarenga Reis, falou sobre estratégias para incrementar a produção de cordeiros nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Reis fez um breve resumo sobre a atividade nas suas regiões, destacando o Sudeste como um grande centro consumidor da carne ovina, onde o valor pago ao produtor é, em média, R$ 5,00 o quilo do peso vivo. Na região, os sistemas de produção são intensivos, com custo elevado, exigências de instalações para confinamento, animais com elevado potencial zootécnico, alto custo de alimentação das crias e matrizes.

No Centro-Oeste, em virtude da vocação pecuária, a grande dificuldade é de mão de obra para lidar com ovinos. Nesta região, os sistemas de produção são mais extensivos e secundários porque a atividade principal é a bovinocultura.

Os grandes desafios apontados pelo pesquisador para incrementar a produção são aumentar a eficiência reprodutiva (diminuir intervalo entre partos), a habilidade materna e diminuir os custos de manutenção. Entre as estratégias sugeridas estão a mamada controlada - medida de manejo com baixo custo de implantação - e a busca de precocidade e conformação de carcaças, por meio de melhoramento genético que, reconhece o pesquisador, tem um custo mais elevado para o produtor.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade