A aproximação comercial é o primeiro passo para a realização do festival. Na sexta-feira (09), acontece também uma rodada de negócios que deve reunir cerca de dez proprietários de restaurantes e produtores de duas associações do segmento da ovinocaprinocultura, localizadas naquela região.
A rodada pretende estimular parcerias, criar um ambiente propício e saudável para os encontros de negócios e para a abertura de novos mercados. A iniciativa do Sebrae no Piauí deve contribuir para reduzir o número de atravessadores que fazem a intermediação entre produtores e donos de restaurantes. "Com isso conseguiremos agregar valor ao que é feito nos restaurantes, possibilitando também que os produtores vendam diretamente para os empresários, beneficiando todos os elos dessa cadeia produtiva", explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.
O projeto envolverá onze restaurantes e trinta e nove produtores de duas entidades representativas do setor: Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Povoado Baixa Grande (Ascorbg), da cidade de Jurema e Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Lagoa da Extrema (Ascole), do município de Dom Inocêncio.
"O festival é uma oportunidade de o público degustar pratos da gastronomia regional, preparados especialmente para o evento. As receitas representarão as especialidades de cada restaurante e terão preços diferenciados", comenta Holanda.
Além de incentivar o consumo das carnes de cabritos e cordeiros, o festival será também um espaço diferenciado para a degustação e uma forma de aumentar o fluxo de pessoas nos restaurantes e na cidade, não só durante a realização do evento, mas também em outras épocas do ano. Dentre as ações de preparação para o festival estão consultorias e cursos como sabor e gestão, higiene e manipulação de alimentos e atendimento a clientes.
As informações são da Agência SEBRAE de Notícias, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: