Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Fórum sanidade FarmPoint: participe ajudando a leitora

postado em 18/01/2012

10 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A estudante de Belo Horizonte/MG Marina Souza, adicionou um novo tópico no fórum de Sanidade do FarmPoint com a seguinte questão:

"Preciso de ajuda urgente! Tenho um pequeno rebanho (não chega a 20 animais) de cabritos da raça Boer. Uma jovem fêmea está literalmente defecando pela boca. Parece que ela não consegue evacuar pela forma normal e as fezes voltam por todo o sistema digestivo até sair pela boca. Além disso, pude perceber que seu maxilar está torto, como se ela tivesse levado uma pancada na boca. Ainda se alimenta, mas bem menos do que o comum e por isso vem perdendo peso. Não sei o que fazer!

Você já passou por uma situação parecida ou tem alguma sugestão sobre essa questão? Participe deixando um comentário! O FarmPoint desde já agradece sua participação!

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Comentários

Neyd M M Montingelli

Curitiba - Paraná - Pesquisa/ensino
postado em 18/01/2012

Prezada Marina Souza,
Nossa, que problema difícil! Coitada da cabrita. Eu ouvi um caso assim uma vez, de um criador. Na é poca ele descobriu que a cabrita dele, por ser jovem e serelepe, comeu plástico, e algum pedaço ficou retido na parte final do intestino, impedindo a saída das fezes e por isso ocorria a volta. É claro que ele só descobriu depois do óbito. Para que isso não ocorra com o seu animal, e se for viável, sugiro uma radiografia do abdomem para verificar se não tem obstrução parecida.
Neyd Montingelli
Curitiba/Pr

MV Dr. Leandro Rodello, PhD

Botucatu - São Paulo - Pesquisa/ensino
postado em 18/01/2012

Olá Marina,

Qual a idade da cabrita?
O que pode estar acontecendo pela sua descrição(mas precisa de exame clínico mais detalhado), o maxilar torto, é que no momento da ruminação, o conteúdo começa a " escorrer" pelos cantos no lábio, no caso precisava radiografar o maxilar para ver se não tem fratura ou luxação.
Leandro Rodello

Jordana Andrioli Salgado

Curitiba - Paraná - Ovinos/Caprinos
postado em 18/01/2012

É muito difícil opinar sem ver o animal e sem saber o histórico. Parece uma obstrução esofágica ou intestinal. Você precisa urgentemente chamar um veterinário da sua região para lhe ajudar no caso. De qualquer forma, o quanto melhor puder descrever o quadro e o histórico  será importante para que possamos ao menos lhe ajudar momentaneamente.
Boa sorte.

Herton Vivaldino de Souza de Lima

Santo Augusto - Rio Grande do Sul - Médico Veterinário
postado em 18/01/2012

É um caso raro, mas pode ser  de obstrução intestinal por fitobezoar. Isto normalmente tem como sintomas paralelos: anorexia, dor abdominal, hipomotilidade ruminal e intestinal, fezes escassas, choque com aumento de líquido no rúmen e abomaso, queda na temperatura corporal, que são as alterações orgânicas decorrentes de um processo obstrutivo no lúmen intestinal.
O prognóstico é desfavorável.

MARINA SOUZA

Belo Horizonte - Minas Gerais - Estudante
postado em 19/01/2012

Primeiramente, agradeço a todos!
Leandro Rodello, a cabrita está como maxilar torto sim, mas o que escorre da boca dela são fezes mesmo, não acredito que seja o "ruminado". Ainda assim, vou solicitar a visita de um veterinário para tentar diagnostica-la.
Como não resido no local, fica difícil, para mim também, acompanhar o caso dela.
Informo novidades.

Paulo Ricardo Centeno Rodrigues

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Pesquisa/ensino
postado em 19/01/2012

Prezada Marina, como vários colegas já afirmaram, é necessário consultar um Médico Veterinário especialista em pequenos ruminantes. Provavelmente ocorreu uma fratura da mandíbula e isso está impedindo uma boa mastigação e uma eficiente ruminação. É impossivel o alimento retornar do estomago verdadeiro (abomaso) e passar através do folhoso (omaso). Portanto esse alimento mal digerido está retornando do rúmen (bucho) e do retículo (barrete). Um exame clínico completo e um raio X da região lesionada irão elucidar o caso e determinar o tratamento.
Um abraço.
Paulo Ricardo Centeno Rodrigues.   

José Braga

Juazeiro - Bahia - Revenda de produtos agropecuários
postado em 19/01/2012

todas as respostas convicta, principalmente a que Paulo Ricardo C. Rodrigues de Porto Alegre concedeu.

Alan G. Mora

Jaboticabal - São Paulo - Produção de leite
postado em 19/01/2012

Continue nos informando do caso, pois achei muito curioso o fato de ser fezes como disse e não conteúdos do rúmen.

Daniel de Araújo Souza

Fortaleza - Ceará - Consultoria e ensino
postado em 20/01/2012

Olá Marina,

Eu fecho com a opinião do colega Leandro Rodello e como o Paulo Rodrigues destacou, não tem como o conteúdo intestinal retornar até a cavidade bocal.

Já presenciei alguns casos similares ao seu, e todos eles estavam relacionados à alguma distorção ou lesão à nível de maxila/mandíbula, ou dentária, de forma que, no momento da ruminação, houvesse escorrimento da porção líquida a partir da cavidade bocal, deixando a porção inferior da mandíbula marcada ou suja.

Abraços,

Daniel

João Alberto Haag Luiz

Santa Maria - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de lã
postado em 10/02/2012

Olá Marina,
Não sou veterinário, sou zootecnista.Nunca trabalhei com caprinos mas tenho alguma experiência com ovinos.Em ovinos ocorre o acúmulo de pasto na bochecha(canto da boca).Isso acontece por problema no músculo da mastigação(MASSETER).Quando observamos animais liberando líquido verde escuro pelo canto da boca, retiramos o material em excesso(bola de pasto amassado).
OBS:  Masseter é um músculo de grande espessura, quadrilátero, que se estende do arco zigomático à face lateral do ramo da mandíbula. É composto por duas partes ou feixes.
Está localizado na porção lateral da mandibula e é inervado pelo nervo trigêmeo.
Em caso de disfunção da articulação temporomandibular (ATM), este músculo pode apresentar-se hipertrofiado em um ou nos dois lados da face, causando muito desconforto ao paciente.
Abraço,João Alberto Haag Luiz

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade